A importância do coffee-break em um workshop

A importância do coffee-break em um workshop

Pequenos detalhes podem separar você do sucesso e do fracasso em seu workshop. Veremos a importância de um bom coffee-break.

E aí pessoal, tudo bem? No último workshop que apresentei, finalmente percebi a real importância de um coffee-break de qualidade. Eu estava apresentando um material extenso, MUITA COISA MESMO, e em algum momento eu sabia que o pessoal ia acabar perdendo o foco. Mitiguei o risco de não ter a atenção das pessoas nas partes mais chatas da apresentação intercalando teoria e prática (era um software novo), mas acabei perdendo dois participantes quando fiz o primeiro coffee-break. Sabe por que?
Eu não vou dizer o motivo ainda, porque quero que você tente imaginar a razão pela qual alguém deixa uma sala de aula: a chatice do material? A extensão do conteúdo? Motivos pessoais? Sim, tudo isso pode ser motivo, mas se você não organizar um coffee-break gostoso, de qualidade, as pessoas vão sair para fazer um lanchinho ou pegar um café em outro lugar – e podem acabar não voltando! A oportunidade faz o ladrão, lembra desse ditado?

Isso mesmo: foi por causa do coffee-break. Fiz o que pude para melhorar a apresentação, deixar as longas horas de workshop (era uma oficina de um dia inteiro) mais agradáveis. Consegui reter meu público, mas quando eles saíram para fazer um lanche, percebi que demoraram um pouco mais para voltar do que deveriam. Quis economizar verba do projeto em 100,00 e deixar que cada um pegasse o café da própria empresa e pagasse pelo seu lanche. A maioria voltou, mas… Perdi 2 soldados!

Todo colaborador é um cliente interno, trate-o com cuidado!

O colaborador é um cliente interno. Não adianta ser ranzinza e economizar quando o assunto é bem-estar, principalmente quando estamos fazendo um repasse de algo importante e que um atraso pode custar mais do que um lanche gostoso. As pessoas estavam cansadas e eu deveria ter imaginado que se eu não tivesse oferecido um belo coffee-break, alguém poderia desistir quando saísse do workshop.

workshop

A culpa é do colaborador que desistiu? Não. É minha. Eu sou o gerente de projetos, eu sou o responsável. Temos que colocar os custos na ponta do lápis e, neste caso, o custo de perder alguém durante o workshop foi maior – foi mesmo – do que ter pago um bom café para todo mundo e garantido que ninguém iria sair do ambiente e do meu controle.

Evolua sempre e sempre garanta um bom coffee-break

Minhas apresentações precisam melhorar? Com certeza. Eu preciso evoluir? Sempre, todos precisamos. Mas o coffee-break, a partir de agora, eu garanto: vai ser sempre nota 10! Não vou mais correr o risco de perder público por falta de um bom suco de laranja e um bolo de cenoura! Eles podem ter tido outros motivos, mas eu vou garantir que tudo que eu puder fazer, farei. Em TI, nosso principal instrumento de trabalho é o conhecimento. Precisamos garantir a entrega de conhecimento para nossos times!

Até a próxima!

Aproveite para conhecer nosso curso Preparatório para a Certificação CAPM®

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

Tags: , , ,

Mostrar botões
Esconder botões