Área de TI sob constante pressão por mais eficiência

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Área de TI sob constante pressão por mais eficiência

Otimizar recursos e tempo de entrega. Esses são alguns dos desafios que a área de TI precisam vencer.

Os gestores de TI são pressionados diariamente nas organizações por mais eficiência e resultados em suas áreas. Entende-se, nesse caso, “resultado” como sendo a redução de custos e entrega consistente de serviços para o negócio.
Um dos caminhos para reduzir custos de maneira inteligente sem prejudicar a eficácia e comprometer a qualidade dos serviços é adoção de boas práticas. Nesse quesito, o modelo ITIL oferece um conjunto de práticas e processos que podem ser adaptados à realidade da empresa e implementados de forma gradual, visando melhorar o continuamente o nível de maturidade dos processos.
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Estes quando bem implementados, documentados e controlados são um passo importante em qualquer empresa que busque melhorar a eficiência da área de TI. Uma vez que as operações são executadas de forma padronizada e tem seus resultados medidos, os gestores podem tomar decisões baseadas em fatos e dados, permitindo assim uma avaliação objetiva dos resultados de tais decisões.
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Além disso, com os dados dos indicadores de desempenho (KPI´s) dos processos à mão, é possível correlacionar os serviços entregues com os resultados do negócio, acompanhando a evolução dos indicadores da TI e os indicadores de negócios. Isso permite que fique claro para toda a organização o valor entregue ao negócio e possibilita que os resultados sejam comparados com os de outras áreas de TI (dentro e fora da organização).
Área de TI sob constante pressão por mais eficiência

Um outro fator importante que os gestores devem controlar, são as entregas dos projetos de TI. É preciso que o portfólio de projetos seja avaliado e os projetos priorizados, garantindo que as iniciativas estejam de acordo com as estratégias da organização.
Evitar retrabalhos e desperdícios deve ser considerado prioridade zero na área, sem que isso se traduza em perda de flexibilidade ou excesso de burocracia sob o ponto de vista de atendimento aos usuários.
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A adoção das boas práticas tanto de gerenciamento de serviços de TI quanto de gerenciamento de projetos trazem benefícios concretas para as organizações.
Cabe aos gestores buscarem apoio de seus pares para que a cultura de serviços e projetos faça parte das estratégias de negócios da empresa como um todo.

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