Agile: Por que ter um Scrum Master? - Site Campus

Agile: Por que ter um Scrum Master?

Agile: Por que ter um Scrum Master?

O Scrum Master tem um papel muito importante para a evolução do Scrum em um time de desenvolvimento. Confira nesse artigo por que ter um Scrum Master.

O Scrum Master tem uma participação crucial na implantação do Scrum em projetos de desenvolvimento de software.

Embora o Scrum Master também não seja, necessariamente, um gerente de projetos, no sentido pleno da expressão, eles compartilham muitas das funções.

No Scrum são considerados três papéis para a condução do projeto: o Product Owner, a equipe do projeto e o Scrum Master.

Pense no time de Scrum completo como um tripé.


Um dos pés é o Product Owner, o outro pé é a equipe de desenvolvimento e o terceiro pé que completa esse escopo pertence ao Scrum Master.

O Scrum Master tem uma grande responsabilidade de apoiar a equipe de desenvolvimento a tornar-se cada vez mais auto-organizada, removendo qualquer obstáculo que a equipe esteja enfrentando, além de assegurar que a metodologia Scrum esteja sendo seguida para gerar valor ao projeto.

O Scrum Master precisa entender os princípios do Scrum e conhecer quais as ferramentas dessa metodologia podem ser utilizadas como auxílio do projeto nos mais diversos momentos.

A adoção de Scrum com equipes que ainda não conhecem a metodologia pode se tornar um grande desafio. Se o Scrum Master não estiver preparado para liderar qualquer resistência, o projeto todo pode fracassar.

Você já percebe como esse papel é de grande importância para que as coisas possam acontecer em um projeto que utiliza Scrum?

Ao compreender melhor a função do Scrum Master, verá que um projeto Scrum pode ser muito simples e sem dificuldades para obter sucesso, dependendo exclusivamente de todas as pessoas que ocupam cada papel dentro do projeto.

Novamente, são as pessoas as responsáveis por tudo que possa acontecer e é através delas que o sucesso de um projeto pode ser conquistado.

O Scrum Master sempre deve ser visto como o auxiliador da equipe. O apoio que garante que a equipe de desenvolvimento possa executar o melhor de sua performance, sem problemas externos trancando o projeto.

Pode-se dizer que, dentre todos os papéis do Scrum, é esse quem faz as coisas acontecerem e garantir que os problemas sempre possam ser resolvidos antes de causar qualquer impacto no projeto, sendo também o responsável pela ponte de comunicação que acontece entre o Product Owner e a equipe de desenvolvimento.

Como você pode perceber, o Scrum Master participa de todo o processo de desenvolvimento do projeto com a missão de facilitar o trabalho da equipe, derrubando barreiras e construindo conexões. O seu papel é de um orientador, sendo que as tarefas de planejamento e execução do projeto ficam a cargo do Product Owner e da equipe do projeto.

Por essas características, ele deve fazer-se presente, estando disponível sempre que necessário tanto para o time de desenvolvimento quanto para o Product Owner.

Consegue perceber um pouco da importância deste papel agora?


 

Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.

Tags: ,

Mostrar botões
Esconder botões