As características essenciais para um time Scrum - Site Campus

As características essenciais para um time Scrum

As características essenciais para um time Scrum

O time Scrum garante que as coisas possam acontecer da forma que o framework prevê. As características de um time Scrum eficiente são muito próprias e únicas para esses projetos.

Em um projeto Scrum, são os membros da equipe scrum que são responsáveis ??pela entrega do produto ou serviço desejado e não o “Scrum” em si.

Pessoas acima de processos e ferramentas, certo?

Por isso devemos ter cuidado na formação das equipes Scrum. Essa equipe será responsável pelo sucesso de seu projeto e irá garantir que aquilo que precisa acontecer realmente aconteça.

Até mesmo a felicidade delas em trabalhar com seus projetos irá impactar o valor que está sendo extraído do produto ou serviço que está sendo criado.


 

“O Time Scrum às vezes é chamado somente de equipe de desenvolvimento, uma vez que são responsáveis ??pelo desenvolvimento do produto, serviço ou outros resultados. É constituída por um grupo de indivíduos que utilizam as histórias de usuário no Sprint Backlog para criar as entregas para o projeto.”
– SBOK 2013 Edition.


A ideia desse artigo é comprimir algumas das principais características que formam um time de Scrum capaz de gerar valor e produzir entregas de impacto com seu projeto.

AUTO ORGANIZAÇÃO: Os membros da equipe Scrum são indivíduos motivados que não esperam seus superiores para entender quais tarefas eles precisam fazer. Eles assumem a responsabilidade, compartilham o risco, tomam as decisões e trabalham em conjunto para um objetivo comum.

FORTALECIDA: A equipe Scrum ou a equipe de desenvolvimento é sempre formada com os recursos necessários para entregar os produtos ou serviços desejados, juntamente com a autoridade para tomar as decisões. Ela se renova entre si, sem mudar as pessoas. A equipe interage entre si com responsabilidades individuais e conjuntas.

COLABORAÇÃO: Gerenciamento de projetos é um processo de criação de valor compartilhado com equipes que trabalham em conjunto para oferecer ganho de performance no projeto. A equipe de scrum compartilha conhecimento, ideias, riscos e responsabilidades, além de garantir um trabalho em harmonia com os membros da equipe para entregar os resultados desejados.

Volta as Aulas Site Campus

OBJETIVO COMUM: Dentro da equipe, os indivíduos devem trabalhar em conjunto para um objetivo comum. O objetivo da equipe como um todo deve sobrepor os seus objetivos individuais, e o conjunto acaba sendo mais importante e gera mais valor do que a soma das partes.

TAMANHO PERFEITO: Uma pequena equipe Scrum pode não ter a habilidade necessária para desenvolver o produto ou serviço, e uma grande equipe Scrum pode estragar a ideia de dinamismo e colaboração contínua entre a equipe. Conforme definido no SBOK, o tamanho ideal da equipe de Scrum deve ser de seis a dez pessoas, pois isso irá garantir que a equipe Scrum é grande o suficiente para possuir todas as habilidades necessárias para o projeto, e pequena o suficiente para colaborar entre si durante o projeto.

MÚLTIPLAS HABILIDADES: A Equipe de Scrum deve possuir coletivamente as habilidades necessárias para garantir todas as entregas do projeto. Durante a formação da equipe Scrum os membros da equipe devem ser selecionados tendo em mente as habilidades necessárias para gerar valor nas entregas que o projeto terá pela frente.

CULTURA: Aconselha-se a formar uma equipe Scrum com os membros instalados presencialmente na organização. Isso garante colaboração e coordenação entre os membros da equipe de forma organizada e aumento do grau de colaboração para seguir o que o framework Scrum busca.


Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.

Tags: , ,