Monte o blog da sua loja virtual com WordPress

Monte o blog da sua loja virtual com WordPress

O WordPress é  uma das  plataformas de hospedagens para criação de sites e blogs mais usadas na internet. Veja como você pode montar um blog da sua loja virtual.

A plataforma WordPress, atualmente, é a mais popular na criação de sites. Essa plataforma possui código aberto – open source, que permite criar blogs e sites completamente profissionais. O WordPress possui uma versão para download e uma online – as duas são gratuitas.

Atualmente, a plataforma WordPress foi considerada a melhor e mais popular plataforma de criação de sites, pois além de ser dinâmico, pode ser usado por quem não entende nada de programação. Saiba como você pode montar um blog da sua loja virtual com alguns passos.

Embora uma loja virtual com WordPress seja uma solução em e-commerce bem avançada atualmente, existem restrições técnicas para algumas funções muito especiais.

1) Criar uma conta no WordPress: Acesse o link pt-br.wordpress.com e clique em “comece a usar”.  Assim, você deve criar um nome de usuário, senha, endereço de e-mail e o endereço que você quer usar para o seu blog.

O WordPress pode cobrar um valor de 18 dólares anual caso você queira um endereço personalizado, como .com, ou .net.

Após preencher tudo, clique em “Criar Blog”

2) Confirmação de E-mail: A plataforma irá enviar um e-mail de confirmação para você, para confirmar que você para a ativação do blog.

Caso você não receba o e-mail de confirmação do WordPress, você pode incluir ali um novo endereço eletrônico para cadastramento.

3) Personalizando o blog da sua loja virtual: Após ativar sua conta, volte para a página principal do WordPress, clique em “Entrar” e entre com os dados que preencheu no formulário de criação do blog.

Quando você entra no seu painel, você deve clicar em “aparência” na lateral esquerda para alterar o layout do seu blog. A plataforma irá oferecer vários layouts prontos para você utilizar no seu Blog.

Vale lembrar que a versão gratuita não permite inclusão de plugins externos. Essas e outras funções podem ser disponível apenas quando você contrata um servidor externo.

4) O blog da sua loja virtual está pronto. Feito isso, você já pode começar a publicar posts em seu blog.

Os responsáveis pela transformação do WordPress em uma loja virtual são os plugins, que você pode facilmente incorporar à plataforma WordPress, acrescentando novas funções ao sistema.

Os plugins de e-commerce para WordPress mais conhecidos são o WooCommerce, Jigoshop e o WP E-commerce, ambos gratuitos e com possibilidade de instalação em qualquer plataforma WordPress hospedada em domínio próprio.

Agora que você aprendeu a criar um site na plataforma WordPress veja as vantagens e desvantagens de utilizar esse sistema:

Vantagens:

– Uma loja virtual com WordPress pode ser facilmente integrada com os principais facilitadores e gateways de pagamento do país como o PayPal, PagSeguro, Bcash e MOIP;

–  Configurações de frete para Correios podem ser facilmente feitas através da instalação de um plugin;

– A principal vantagem do WordPress é que é uma plataforma grátis e fácil de utilizar.

– Templates variados: possibilidade de criar layouts customizados e fáceis de alterar

– Páginas estáticas: é possível criar página de contatos, categorias, sobre etc;

Desvantagens:

– O endereço do blog terá obrigatoriamente a extensão .wordpress.com (exemplo: http://nomedoblog.wordpress.com);

– Não se pode fazer upload de plugins.

Tags: , , ,

Mostrar botões
Esconder botões