Confira como criar um time de alto rendimento

Como criar um time de alto rendimento

Como criar um time de alto rendimento

Um time de alto rendimento não pode pensar em distrações. Conheça alguns segredos para não perder o foco.

Acomodação… Quem nunca se acomodou? O principal inimigo de um time de alto rendimento é a acomodação. Não existe equipe altamente produtiva se todos são acomodados. Ter um emprego em carteira, uma função em uma grande organização, pode deixar as pessoas um pouco relaxadas. Depois de vencidos os primeiros meses, os desafios iniciais, o profissional vai lentamente se sentindo mais confortável em sua cadeira, em seu ambiente de trabalho e… Pimba! Perde sua produtividade inicial.

Um emprego novo sempre dá aquele ânimo nas pessoas, coloca elas em estado de alerta. Precisamos garantir que venceremos os três primeiros meses de carteira, não é mesmo? O problema é que quando entramos em uma empresa com baixo turnover, com pouca rotatividade, vamos ver que as pessoas geralmente estão um pouco mais acomodadas do que em uma empresa mais agressiva. A motivação do colaborador é fundamental, assim como é fundamental que ele se sinta bem.

Carreiras Site Campus

Ansiedade Nem Sempre É Ruim!

Alta rotatividade nem sempre é ruim: você está sempre diante de profissionais ansiosos, que precisam entregar resultados, e isso os faz trabalhar mais. Ansiedade não necessariamente é má, porque coloca as pessoas em estado de alerta. Pessoas ansiosas costumam ser produtivas. Já notou isso?  Quando a ansiedade baixa, as pessoas costumam se acomodar.

time de alto rendimento

Em TI, não podemos colocar pressão demais em nosso time. Isso acontece porque profissionais qualificados são cada vez mais raros em função do aquecimento do mercado e se perdermos um profissional porque colocamos muita pressão em cima dele, podemos demorar meses para substituir aquele talento. Investir na ansiedade e na pressão como combustíveis para alta produtividade é coisa do passado! Até porque, se você constrói este tipo de liderança, acaba tendo que ficar sempre em cima do time. Ao virar as costas, todos pararão de trabalhar.

Vamos a problemática: como manter seu time motivado depois que aquele pavor inicial do período de experiência acaba e que ele é absorvido por uma cultura de menos pressão e mais acomodação?

Se você não pode utilizar pressão nem criar um clima agressivo, como muitos gerentes fazem ainda hoje, o que você pode fazer para motivar seu time e criar uma time de alto rendimento em uma empresa onde existe um certo clima de acomodação? Preste atenção:

Plano de Carreira

Não é besteira: se você colocar no papel o que cada um precisa fazer para crescer e como estas pessoas serão avaliadas, elas irão responder. Todo mundo quer ir mais longe. Se está no mercado, é porque precisa. Se você oferecer as condições e estabelecer um plano claro, um roadmap, as pessoas irão trilhá-lo. É quase como um jogo, o jogo da carreira!

Participação nos Lucros

Atrele produtividade aos rendimentos da organização ou do projeto. Pessoas trabalham mais por mais dinheiro, contanto que este dinheiro adicional esteja vinculado à sua produtividade. O problema do PLR é que ele é anual ou semestral. Já imaginou um PLR mensal? Vincule ganhos variáveis para todos, não apenas para quem vende. Se a máquina funciona bem, tudo mundo ganha mais e com mais frequência.

Arena

Eu chamo de arena, alguns de PMO. Para mim, o PMO – escritório de gerenciamento de projetos – deve ser utilizado pelos membros do time de projeto que não fazem parte do escritório de gerenciamento de projetos sempre que alocados em projetos. Tire as pessoas de sua acomodação e aloque-as em um espaço novo ao longo da duração de seus projetos. Mesmo que seja para trabalhar 4 horas por dia na “arena”, aloque-as neste espaço. Mudar de ares ajuda muito a aumentar a produtividade.

Eu preciso admitir que gosto de correria e de um pouco de pressão. “Arena” é meu apelido carinhoso para o PMO!

Compartilhe a Visão

Ao invés de pressão, ofereça visão. Mostre para as pessoas que elas podem chegar mais longe, que elas podem construir algo juntas. Você precisa compartilhar o que vê, o que sente, para onde está levando todos. Como líder, precisa estabelecer uma relação com seus liderados onde eles consigam, também, palpar e dar palpites sobre o que a organização está fazendo e para onde vai. Se você oferecer sua visão e abrir seus ouvidos, vai ver que é possível construir um time mais dedicado.

E então, o que você achou? Será que dá para substituir ansiedade por visão, planos de carreira e participação nos lucros?

Envie seus comentários abaixo e junte-se ao Grupo de Estudos em Gestão de TI que montei. Vai ser um prazer tê-lo conosco!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , , ,