Conheça o Aspecto Mudança do SBOK da SCRUMstudy

Conheça o Aspecto Mudança do SBOK

Conheça o Aspecto Mudança do SBOK da SCRUMstudy

Nesse artigo, apresentaremos o Aspecto Mudança do Guia SBOK™ da SCRUMstudy. As mudanças podem acontecer quando o cliente tem um cenário incerto, mas quando gerenciadas da forma correta garantem que o projeto entregue o valor esperado.

Conheça o Aspecto Mudança do SBOKPreparamos uma série de artigos sobre as fases e os aspectos do Scrum da SCRUMstudy. Em comparação ao Scrum original, a abordagem da SCRUMstudy é metodológica, enquanto o original é um framework. Criamos um curso também sobre o Scrum de Ken Schwaber e Jeff Sutherland, clique aqui para conhecer o curso Scrum 100 Lero Lero. Apesar de existirem conflitos e polêmicas entre ambas as correntes, acreditamos que todas são interessantes para o gerente de projetos profissional. Leia mais artigos em nosso blog para entender as polêmicas e debates em relação as diferentes abordagens frente ao Scrum.

Mudança em Scrum não é algo complicado de se tratar, diferentemente do modelo tradicional de gerenciamento em que para que a mudança seja realizada é necessário documentos e documentos para tal, no Scrum é iterativo junto ao Dono do Produto e o Time Scrum. Todos trabalham em prol do resultado final.

Possuímos algumas principais seções do SBOK que nos auxiliam ao desempenhar esta atividade que são:

Volta as Aulas Site Campus
  • Mudança em Scrum
  • Integração de Mudanças
  • Mudança em Portifólios e Programas

Existem outras formas de mudanças não especificadas no SBOK que deixarei como referência de estudo:

Artigo: Gerenciamento de mudanças – Quando adotar?

Artigo: Gerência de Projetos – Partes Interessadas e Mudanças

Artigo: Pergunte ao Gerente de Projetos: Controle, Mudanças e Planejamento

Mudança

Em um cenário competitivo e com alto desenvolvimento que vivemos hoje, as mudanças são inevitáveis , sendo que os princípios fundamentais do Scrum é reconhecer que os Stakeholders mudam de ideia muitas vezes durante o projeto, sobre o que eles querem e precisam, e, é muito difícil, se não impossível, para os Stakeholders definirem todos os requisitos durante o início do projeto.

Para que tudo caminhe bem durante a sprint, os papéis são decisivos durante essa etapa, como o Dono do Produto, Stakeholder, Scrum Master e Time Scrum, todos explicados no aspecto Organização. Clique aqui para conferir.

O Scrum é praticado com base em abraçar a mudança e transformá-la em uma vantagem competitiva. Portanto, é mais importante ser flexível do que seguir um plano rigoroso e pré-definido.

A solicitações de mudança no Scrum são Flexíveis e entregam valor com mais velocidade ao cliente. As mudanças aprovadas e não aprovadas ficam registradas para que no decorrer do projeto o Scrum Guidance Body possa auxiliar com sua expertise a tornar cada vez mais viável os pacotes de entregar de acordo com as solicitações do Dono do Produto.

Conquistar a Flexibilidade e Estabilidade

Para que o Scrum seja de fato utilizado no projeto e que seja entregue o produto ou serviço de cada sprint ao cliente totalmente funcional, podemos adotar um ciclo de flexibilidade e estabilidade utilizando técnicas que auxiliam e fazem com que a experiência da entrega do valor seja amigável e de alto comprometimento.

As Características do Scrum para Adquirir Flexibilidade

Neste exemplo acima, do Sbok, temos como centro a Flexibilidade, através de processos e técnicas podemos chegar a um ponto em que todas as partes interessadas fiquem engajadas com o sucesso do projeto. A iteratividade e resposta a mudanças são obrigatórias para que tenhamos a estabilidade da sprint.

Flexibilidade pode ser obtida através de alguns processos: Time-boxing, Times Multifuncionais, Priorização Orientada a Valor, Integração Contínua e Iteratividade.

Resumo das Responsabilidades

Dono do Produto:

  • Fornecer a solicitação de mudança de um projeto
  • Avaliar o impacto das solicitações de mudança consideradas para o portfólio, programa ou projeto
  • Priorizar as Estórias de Usuário no Backlog Priorizado do Produto do projeto
  • Avaliar o impacto dos problemas nos objetivos do projeto identificados pelo Time Scrum
  • Fornecer uma comunicação clara para os stakeholders sobre Itens
  • Repriorizados do Backlog do Produto

Stakeholder(s): 

  • Fornecer a solicitação de mudança
  • Envolvido com a aprovação e priorização das Solicitações de Mudança

Scrum Guidance Body:

  • Fornecer a orientação geral para os procedimentos de gerenciamento de mudanças a serem seguidos durante o projeto

Scrum Master:

  • Facilitar a identificação, avaliação e escalabilidade dos problemas e das Solicitações de Mudança pelo Time Scrum

Time Scrum:

  • Sugerir melhorias ou mudanças durante os processos de Criar as Entregas e Reunião Diária

Tags: , ,