Empreendedor Versus Administrador... E o Gerente de Projetos!

Empreendedor Versus Administrador… E o Gerente de Projetos!

Empreendedor Versus Administrador... E o Gerente de Projetos!

Este artigo está aberto, desde já, ao debate. Afinal de contas, existe diferença entre empreender e administrar? Pois é isto que vamos discutir neste artigo, o papel do empreendedor versus o do administrador… E a figura do Gerente de Projetos! Curioso? Então leia!

Quando eu estava trabalhando nos meus primeiros projetos de TI com fins comerciais, depois de já ter feito alguns fansites para jogos de computador, eu não estava ainda pronto para tocar meu próprio negócio. Já conhecia a história de gente que muito cedo criou grandes negócios, os famosos “boy wonders”. Eu não era um e, com o tempo, descobri que eles são mais ilusão do que realidade. Achar que com 15 anos eu estaria pronto para ser um grande empreendedor foi algo que me levou a cometer excessos mesmo depois da adolescência. Conversando com profissionais de peso, já maduro, percebi que muita gente achou que ia ficar rica antes dos vinte. E dos 30 também. A gente se deixa seduzir e acredita no potencial que tem, mas a experiência faz muita diferença nas nossas vidas profissionais e empreender não é a mesma coisa que administrar.

Carreiras Site Campus

Eu até podia ter perfil empreendedor, mas estava longe de ser um bom administrador. O tempo passou, saí da garagem de um dos meus melhores amigos para um escritório de verdade. Tinha clientes, tinha faturamento, mas ainda faltava alguma coisa. Eu levava minha empresa na garra, não na técnica. Os clientes que tinha eu tinha porque eles gostavam de mim, não eram clientes do meu negócio. Fechei a empresa quando tentei dar um passo maior do que minha perna, em 2007, com 22 anos, e voltei para o mercado. O tempo passou e o que eu descobri foi o seguinte: eu era um empreendedor, mas ainda estava longe de ser um bom administrador. Foi então que comecei a estudar gerenciamento de projetos, já formado em marketing, porque sabia que só garra não ia me fazer levar meu negócio para o próximo nível. Trabalhei e ainda trabalho para grandes empresas, mas as coisas mudaram. Hoje tenho uma visão diferente e é essa visão que quero compartilhar com você, leitor.

Empreender é…

No meu ponto de vista, e é por isso que deixei o assunto aberto ao debate, o empreendedor é aquele cara que tem a visão: ele é o dono do produto, é quem entende da solução que quer oferecer e como ela resolve uma dor. Ele sabe como construir o produto. Eu, por exemplo, trabalho com TI. Com 15 anos já sabia fazer sites. Eu tinha uma visão, várias na verdade. Eu sabia na época que poderia construir um site para falar sobre jogos, porque eu já acessava muitos sites no exterior e não tinha um grande site no Brasil que seguisse a linha dos melhores sites internacionais. Eu podia fazer aquilo, mas mesmo depois de fazer o site, eu não saberia como administrar aquele negócio. Como eu ganharia dinheiro? Venderia anúncios? Como venderia anúncios? Como contrataria gente para administrar o conteúdo? Afinal de contas, como se assina a carteira de alguém? Nada disso estava dentro do que eu entendia, das coisas que eu sabia fazer. Eu era um empreendedor, mas não sabia administrar uma empresa. Não sabia nem como contratar um estagiário, quanto mais como abrir um negócio na junta comercial do estado onde morava. Então, para mim, empreender é isso: é entender do problema, da solução e do cliente e ter garra e coragem para se jogar no mar aberto e fazer acontecer. Depois de acontecer, contudo, surge outra figura…

Administrar é…

Se você leu o parágrafo acima, e estamos aqui seguindo minha lógica, então administrar é tocar o negócio. Depois que o barco foi para água, alguém precisa comandar o timão. Se o empreendedor teve a visão, é o administrador quem vai comandar a embarcação e fazer com que ela chegue onde deve chegar. Talvez ambos compartilhem a mesma visão, mas a gestão operacional é do administrador. Ele vai cuidar do time, vai cuidar das pessoas, dos processos administrativos, financeiros, bancos, cheques, contas, pagamentos. Até mesmo do produto. Empreender e administrar, para mim, são diferentes por isso: empreender é uma atividade, na maior parte das vezes, solitária. Administrar é para os outros, não é para si. O empreendedor vive seu sonho, o administrador é um profissional. Mas será que existem empreendedores que são também administradores?

Vamos falar agora no Gerente de Projetos e no Empreendedor Profissional

Quando eu percebi que entendia do produto, mas não entendia do negócio, decidi estudar gerenciamento de projetos. Existe sim gente no mercado que é capaz de construir o produto e administrar o negócio, mas é difícil ter experiência para isso no começo da sua carreira empreendedora. Eu estudei e descobri no gerenciamento de projetos a ferramenta ideal para empreender. Não dá para garantir que todo empreendimento vai ser um sucesso, você vai trabalhar nele como um projeto até garantir determinadas entregas e atender critérios de sucesso previamente estabelecidos. Depois disso, existe uma outra etapa: a gestão do negócio, da operação. Ter experiência como gestor de projetos no mercado me ajudou a ter visão holística: eu sei montar um projeto de um novo negócio, mas também sei administrar uma operação. Quando eu crio um projeto de novo negócio, crio também um projeto operacional. O que eu entrego é uma novo negócio 100% operacional e faço a transição deste negócio para coordenadores funcionais. Com os anos, consegui ganhar visão e experiência para este tipo de atividade. Hoje, sou um intraempreendedor, alguém que empreende de forma serial dentro de grandes organizações. Minha formação em marketing aconteceu porque eu já entendia de TI quando entrei para faculdade, eu queria saber mais do negócio. Meu pós em gerenciamento de projetos me deu a visão organizacional para estruturar novos negócios, novos empreendimentos. Trabalhar em uma grande empresa me ajudou a ver como colocar tudo isso na prática e como montar operações com potencial de escala e boa administração. Hoje, eu sou um empreendedor profissional.

E aí, vamos bater um papo? Deixa teus comentários. Aproveita e me apoia no curso “PMP para Todos“, acessando http://www.kickante.com.br/campanhas/pmp-para-todos. Compartilhar já é ajudar! Quero criar o primeiro curso 100% gratuito preparatório para a certificação PMP. E se você quer estudar gerenciamento de projetos, acesse: http://sitecampus.com.br/produto/curso-preparatorio-para-a-certificacao-capm/.

Aproveite para conhecer nosso curso gratuito: Scrum Fundamentals™ + Certificação

CLIQUE AQUI E ASSISTA O CURSO COMPLETO!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,