Para ser PMP tem que ser experiente!

Estudar não é o bastante: para ser PMP é preciso experiência!

Estudar não é o bastante: para ser PMP é preciso experiência!

Como todos sabem, para ser PMP é preciso ter experiência – não se resume “apenas” em estudar bastante. É necessário que o gerente de projetos tenha em mente que para ser um PMP é necessário ter prática – ter horas comprovadas de experiência em gerenciamento de projetos. Para conquistar a certificação, só combinando prática e conhecimento teórico e, mesmo depois de conquistar sua certificação PMP você precisará continuar estudando e se atualizando para mantê-la ativa.

Para se candidatar à certificação PMP, o profissional deve estar inserido em pelo menos uma das duas categorias expostas a seguir e, como você vai notar, experiência é um requisito muito importante para conquistar sua certificação PMP.

Confira abaixo os requisitos de experiência em cada uma dessas categorias:

Profissionais com ensino superior completo (com duração mínima de 4 anos):

  • 4.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos;
  • As horas do item acima devem estar distribuídas em 36 meses de experiência pelos últimos 8 anos;
  • Comprovar pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

Profissionais com ensino médio completo:

  • 7.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos;
  • As horas do item acima devem estar distribuídas em 60 meses de experiência pelos últimos 8 anos;
  • Comprovar pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

E como devem estar distribuídas essas horas de experiência? O candidato deve ter suas horas distribuídas em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos descritos no guia PMBOK, do PMI, que são: “Iniciação”, “Planejamento”, “Execução”, “Monitoramento e Controle” e “Encerramento” – não é necessário que tenha participado de todos os grupos em um mesmo projeto, podendo ser em projetos vários projetos distintos.

A experiência é um dos grandes fatores que tornará o gerente de projetos profissional diferente dos outros. Quando você estuda, você se torna capacitado a entender “o que” e “por que” deve fazer, mas, o “como fazer” você aprende na vivência com uma série de atividades, e claro, tudo vai depender da estrutura da empresa, do mercado em que atua e também de outras influências.

Hoje o mercado de trabalho é muito dinâmico e a concorrência entre os profissionais é muito grande e, devido a essa “agressividade” do mercado é necessário que você tenha, além da sua certificação PMP, uma grande vivência (experiência) no gerenciamento de projetos.

Sua experiência deve preencher seu perfil no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para ser um gerente de projetos qualificado. A diferenciação de um gerente de projetos profissional será marcada pelas habilidades pessoais, interpessoais e técnicas quando exercer sua função, isso quer dizer que sua experiência e seus estudos devem caminhar juntos.

A carreira de gerente de projetos profissional, pode ser comparada com o vinho, quanto mais o tempo passa, melhor fica – isso quer dizer que quanto mais experiente, melhor profissional você se tornará.

Quando um gerente de projetos é experiente, ele domina amplamente os processos, ferramentas, comunicação, habilidades de liderança, negociação e isso tudo além de ter uma visão técnica superior aos profissionais que são inexperientes. Mas técnica sem teoria se torna vazia, por isso a certificação PMP é tão importante.

O benefício em ser experiente vai muito além da vida profissional, em sua vida pessoal isso também pode ser compartilhado e com isso você amplia sua rede de relacionamentos (networking), liderança, visão estratégica e mais.
Quando toda a sua experiência estiver aliada a boas práticas, você se tornará um profissional muito melhor, mais completo, mais valorizado e requisitado no mercado de trabalho.

E, se você ainda não tem a experiência mínima exigida para a certificação PMP, você pode começar pela certificação CAPM (Certifield Associate in Project Management), que é uma ótima forma de começar a sua carreira com o pé direito. Saiba que nós da Site Campus estaremos aqui para te ajudar a conquistar teus objetivos.

Saiba mais sobre a certificação CAPM clicando aqui!

Comece a estudar agora para a certificação CAPM totalmente grátis clicando aqui!

Lembre-se: Estudar é muito bom e importante, mas experiência é essencial para qualquer gerente de projetos.



Estudar não é o bastante: para ser PMP é preciso experiência!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,