Faça seu tempo livre valer a pena - Site Campus

Faça seu tempo livre valer a pena

Faça seu tempo livre valer a pena

Seu tempo livre pode ser usado de diversas formas. Aprenda a fazer do tempo livre seu aliado, permitindo-se fazer cada vez coisas maiores com ele.

O tempo é nosso ativo mais incrível, não é mesmo?

Todos os dias recebemos 24 horas ou 1440 minutos para realizar tudo o que tem para fazer naquele dia. A forma como você usa esse tempo, depende única e exclusivamente de você.

Alguns conseguem fazer chover com esse tempo, com um desempenho de alto nível capaz de ter um foco total em cada minuto que utiliza. Outros não conseguem utilizar o tempo da mesma maneira, acabam perdendo tempo com coisas que não são importantes e permitem-se distrair com coisas aleatórias.

Mas esse artigo quer especular onde está e o que está sendo feito com nossos momentos mais livres.

Aliás, o que é tempo livre?

Algumas pessoas conceituam essa faixa de tempo como aqueles momentos em que estamos livres da agenda e podemos navegar livremente por atividades aleatórias.

Basicamente, nesse tempo, olhar televisão ou ler um livro tem o mesmo “valor” para o tempo. Se o tempo é livre, então qualquer atividade está de bom tamanho, certo? Em minha opinião, não. Lazer é fundamental para uma vida em equilíbrio, então usar o tempo livre para nosso divertimento ou para curtir as pessoas que gostamos não é tempo perdido. É tempo muito bem investido.

É tempo livre que foi bem usado!

Volta as Aulas Site Campus

Por outro lado, usar o tempo livre para fazer outras atividades pendentes não está nos trazendo lazer e estamos cansando a cabeça quando não deveríamos. Mas ainda assim, foi um tempo livre bem usado. Foi usado para garantir que nossas obrigações estão sendo colocadas em dia e entregues no prazo combinado.

Mas precisamos aprender que nosso tempo livre precisa valer a pena. Seja com lazer ou atividades pendentes, ele também precisa ser produtivo.

Deixar seu tempo livre ser desperdiçado é um erro que muitos jovens estão cometendo em seu dia a dia. Nada contra navegar sem rumo pela internet, na verdade, isso é ótimo.

Mas quanta coisa poderíamos ter feito nesse tempo livre? Ou, quem sabe, até descansar poderia valer mais a pena. Aprender a utilizar nosso tempo livre ainda vai levar tempo, pois precisamos aprender a regrar nosso cérebro a prestar atenção nas coisas certas e nos momentos certos.

E é aqui que mais pecamos.

Utilizamos nossa concentração com coisas desnecessárias ou pelo menos com coisas que não deveriam ter a atenção naquele momento. Acredito que você pode render mais, sempre pode.

Digo isso, porque também me cobro a fazer cada minuto que tenho valer a pena.

O tempo não volta.

É nosso ativo mais escasso, pois não podemos comprá-lo, negociá-lo e nem mesmo guardar para usar depois. O tempo não nos espera e não tem tempo para nossa mente maluca e baseada em correria.

Esse mesmo tempo que corre tanto, está sempre da mesma maneira e nunca se altera ou muda sua forma de trabalhar.

Por quê? Porque somos nós que precisamos aprender a trabalhar com ele.


 

Na última semana eu escrevi um texto bem interessante chamado “Nossa produtividade e nossa carreira”, caso tenha interesse em ler esse artigo na íntegra, clique aqui.

E fiquei ligado que na próxima semana terá um artigo sobre os ensinamentos do livro A Arte da Guerra em sua vida.

Fique ligado, sucesso!

Tags: ,