Conheça a Fase Planejar e Estimar do Scrum da SCRUMstudy

Conheça a Fase Planejar e Estimar do Scrum

planejar-estimar

Neste artigo, apresentaremos a Fase Planejar e Estimar, de acordo com o Scrum Body of Knowledge (Guia SBOK™), da SCRUMstudy. A Fase Planejar e Estimar é composta por 5 processos. Além da fase Planejar e Estimar, existem ainda outras 4 fases: Iniciar, Implementar, Revisão, Retrospectiva e Release.

frederico-scrumPreparamos uma série de artigos sobre as fases e os processos do Scrum da SCRUMstudy. Em comparação ao Scrum original, a abordagem da SCRUMstudy é metodológica, enquanto o original é um framework. Criamos um curso também sobre o Scrum de Ken Schwaber e Jeff Sutherlandclique aqui para conhecer o curso Scrum 100 Lero Lero. Apesar de existirem conflitos e polêmicas entre ambas as correntes, acreditamos que todas são interessantes para o gerente de projetos profissional. Leia mais artigos em nosso blog para entender as polêmicas e debates em relação as diferentes abordagens frente ao Scrum.

 

Propósito da Fase Planejar e Estimar

Para que possamos ter uma entrega orientada do valor do produto ou serviço ao cliente de forma mais eficaz, nessa fase é definido a forma de planejar e estimar quantitativamente a entrega final de acordo com o decorrer de cada de cada Sprint.

Criar as Estórias de Usuário

Já descrito no artigo sobre o processo Criar as Estórias de Usuários, clique aqui para conferir.

criar-historia-usuario

 

Aprovar, Estimar, e Comprometer as Estórias de Usuário

Já descrito no artigo sobre o processo Aprovar, Estimar, e Comprometer as Estórias de Usuário, clique aqui para conferir.


estimar-tarefas

 

Criar as Tarefas

Já descrito no artigo sobre o processo Criar Tarefas, clique aqui para conferir.

criar-tarefas

 

Estimar as Tarefas

Já descrito no artigo sobre o processo Estimar as tarefas, clique aqui para conferir.

estimar-tarefas

 

Criar o Backlog do Sprint

Já descrito no artigo sobre o processo Criar o Backlog do Sprint, clique aqui para conferir.

criar-backlog-da-sprint

 

Recomendações do Scrum Guidance Body

De acordo com o SBOK:

Recomenda-se que o Time Scrum e os indivíduos que estão sendo introduzidos aos processos e framework Scrum, concentrem-se principalmente nas entradas, ferramentas e saídas obrigatórias; enquanto que os Donos do Produto, Scrum Masters, e outros profissionais mais experientes em Scrum, devem esforçar-se para obter um conhecimento mais profundo da informação contida neste capítulo inteiro. Também é importante perceber que, apesar de todos os processos serem definidos exclusivamente no Guia SBOK™, eles não são necessariamente realizados sequencialmente ou separadamente. As vezes, pode ser mais conveniente combinar alguns processos, dependendo dos requisitos específicos de cada projeto.

Tags: , , ,

Mostrar botões
Esconder botões