Fatores Críticos de Sucesso - O que São?

Fatores Críticos de Sucesso – O que São?

Já tivemos a oportunidade de discutir o que é sucesso em gerenciamento de projetos, mas hoje falaremos sobre os fatores que podem nos ajudar a alcançá-lo!

Em mais uma dobradinha com Ananka Araújo, hoje apresento um artigo muito interessante. Você trabalha com FCS? Sabe quais são os Fatores Críticos de Sucesso de sua organização? Dos projetos que gere? Uma vez ouvi falar que, no Brasil, os administradores e empresários nunca tem dinheiro para planejar, mas sempre tem para apagar incêndios. Descobrir os Fatores Críticos de Sucesso de seus projetos, identificá-los, faz parte do esforço de planejamento. Se você não tiver tempo para mapear o que é chave para alcançar o sucesso em seus projetos, como pretende garantir este sucesso em primeiro lugar?

Podem ser compreendidos os Fatores Críticos de Sucesso como: “um limitado número de áreas nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo de sucesso para a organização. São as poucas áreas-chave em que as coisas devem dar certo para que o negócio floresça”. (ROCKART, 1979, p.85).

Podem ser considerados como uma cadeia de valor que alimenta o sucesso em projetos, que envolvem desde boas práticas de gestão (áreas, processo e práticas), estrutura e competências apropriadas, que conduziram a maturidade e ao alinhamento estratégico. A grande questão é definir quais deles são relevantes em um dado contexto, de acordo com a cultura organizacional e as contingências do projeto, tais como os tipos de projetos e os stakeholders.

Fatores Crítico de Sucesso em processos e em projetos

Conforme Castelanni (2013), Fatores Críticos de Sucesso são meios de identificar o progresso no sentido de um resultado bem-sucedido e existem dois tipos relevantes: fatores do processo e do projeto. Os Fatores Críticos de Sucesso do processo são aqueles associados à estratégia utilizada para alcançar o sucesso. Entre eles se incluem ferramentas, técnicas, processos e procedimentos usados para definir, planejar, executar e concluir o projeto no prazo e dentro do orçamento. Castelanni (2013) ainda destaca:

a) São definidos os objetivos, resultados e benefícios do projeto.
b) É indicado um patrocinador que mantém seu apoio e o compromisso em relação ao projeto.
c) Os interessados são consultados regularmente e mantidos informados da posição do projeto.
d) É formada uma equipe adequada e são utilizados os conhecimentos técnicos corretos.
e) Existe um plano elaborado e programado cuidadosamente, que é mantido atualizado.
f) Todos os envolvidos entendem os procedimentos de controle para o monitoramento e o acompanhamento dos progressos.
g) São mantidos processos de aprovação e assinatura do projeto.
h) Os riscos do projeto são revistos e monitorados regularmente.
i) Os problemas do projeto são resolvidos prontamente no nível administrativo adequado.
j) Estão estabelecidos procedimentos de prestação de contas e comunicação que funcionam bem.

Importante enfatizar que os Fatores Críticos de Sucesso podem e devem ser traduzidos em indicadores, atribuindo-lhes medidas de desempenho para compará-las com características julgadas importantes, em relação ao objetivo definido de acordo com a necessidade, complexidade e criticidade dos projetos em uma organização.

Fatores Críticos de Sucesso

Como exercício, liste aquilo que você considera como Fatores Críticos de Sucesso nos projetos que você está gerindo ou nos quais está trabalhando. Depois, atribua indicadores para poder medir como anda a evolução de seu projeto e se os Fatores Críticos de Sucesso estão dentro ou fora daquilo que você estipulou como métrica para medir seu desempenho. Deixe seu recado abaixo e compartilhe sua experiência comigo e com todos os leitores do site!

Quer Ir Mais Longe?

Estude comigo e faça o Curso Preparatório para a Certificação CAPM que ofereço gratuitamente. Aproveite e junte-se, também, ao meu Grupo de Estudos em Gestão de TI. O conhecimento é o melhor investimento e, neste caso, só depende de você!

Referências

CARVALHO, Marly M. Sistema de Indicadores de Sucesso em Projetos. Mundo Project Management, 7(41): 9-17, out./nov. 2011.
CASTELLANI, Maria Angélica. Fatores Críticos de Sucesso nos Projetos. Disponível em http://blog.youwilldobetter.com/2009/12/fatores-criticos-de-sucesso-nos-projetos/ Acesso em Outubro 2013.
ROCKART, J. F. Chief executives define their own data needs. Havard Business Review, v. 57, n. 2, p. 81-92, Mar/Abril. 1979.

Artigo escrito com o apoio e com pesquisas oferecidas por Ananka Araújo, amiga e Especialista em Gerenciamento de Projetos.

Conheça o nosso curso Preparatório para a Certificação CAPM®

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

Tags: , , , ,

Mostrar botões
Esconder botões