Gerenciamento de Projetos em TI: qual a sua importância?

Gerenciamento de Projetos em TI: qual a sua importância?

Gerenciamento de Projetos em TI: qual a sua importância?

O assunto é um dos mais estudados na área. Não é a toa, já que um bom gerenciamento de projetos em TI pode trazer muito benefícios.

Setor em contínuo desenvolvimento e elemento de enorme peso nos cenários econômicos nacionais e internacionais por excelência, as TICs demandam o gerenciamento de projetos como uma das ferramentas mais importantes para o seu crescimento em todas as esferas, tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Para compreender melhor a dimensão da relevância do gerenciamento de projetos neste domínio emergente, é necessário atentar em diferentes óticas de pensamento.

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Melhoria do diferencial competitivo

É necessário desmistificar a ideia de que, tratando-se de um negócio alocado às TI, uma organização que atue neste setor tem a sua sobrevivência garantida no mercado. Ao invés de se apoiar nas crescentes inovações tecnológicas, o sucesso das empresas melhor ranqueadas no mercado das TI deve-se à sua capacidade de administração e ao desenvolvimento de estratégias que assegurem um posicionamento cada vez melhor comparativamente às suas concorrentes e as ofertas de que as mesmas dispõem.
.Gerenciamento de Projetos em TI: qual a sua importância?

Assim, uma das estratégias reside precisamente no gerenciamento dos projetos que desenvolvem, ferramenta esta que assegura que o trabalho se estrutura com qualidade, rapidez e economia com vista à supressão das necessidades do cliente e à satisfação plena dos seus interesses.

Geração de valor acrescentado

O gerenciamento de projetos em TI é, quando bem engajado com os propósitos do cliente e da própria organização, um poderoso recurso no que concerne ao valor acrescentado da mesma. Além do retorno financeiro que é devido quando o projeto é executado de forma bem-sucedida, o valor acrescentado é também medido por meio de 02 outros elementos de extrema importância: a reputação endógena e a reputação exógena.  

Ao receber a sua demanda finalizada (isto é, respeitando os quesitos de qualidade, rapidez e economia), o cliente alimenta aquilo que se pode designar por reputação endógena: aumenta o seu nível de confiança com a organização, tendendo a escolhê-la em uma demanda futura e a recomendá-la a parceiros com quem mantém uma relação igualmente estreita. Por outro lado, esta conjugação de fatores conduz aquilo que se pode denominar de reputação exógena, uma vez que a partilha das boas referências através de uma rede de contatos tentacular que se pulveriza aumenta, gradual e solidamente, a credibilidade da empresa de TI no mercado, firmando a sua reputação e elevando-a no posicionamento que detém com relação às suas concorrentes.

Desta forma, pode afirmar-se que um gerenciamento de projetos eficiente leva em conta uma prospecção de longo prazo que visa o crescimento interno e externo da organização, tanto quanto ao nível dos métodos de trabalho adotados, do aprimoramento das competências e saberes do corpus social que compõe a organização e, inevitavelmente, daquilo que são os seus produtos e serviços core, foco de todo o seu investimento e atuação.

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