Gerenciamento de projetos: o perfil do profissional

Gerenciamento de projetos: o perfil do profissional

Gerenciamento de projetos: o perfil do profissionalPrazos, orçamentos e uma visão global dos processos. Veja o que o que um profissional precisa saber para fazer um bom gerenciamento de projetos.

As características do mercado contemporâneo impõem a demanda por profissionais qualificados e multifacetados, que tenham uma sólida formação acadêmica e a ela aliem a experiência necessária ao cotidiano de lidar simultaneamente com orçamentos, cumprimento de prazos, qualidade do projeto entregue e satisfação das necessidades apresentadas pelo seu cliente.

Formação do gestor de Projetos

Com uma formação (preferencialmente universitária, ao nível de bacharelado com os consecutivos cursos de mestrado, MBA e/ou especialização), o gerente de projetos tem a sua matriz em diplomas de administração ou engenharia, áreas mais susceptíveis de adequação aos projetos atualmente desenvolvidos na maioria das organizações de TI. Nesta senda, muitos são os indivíduos que, gradualmente, vão consolidando o seu aprendizado acadêmico com a vivência da realidade laboral através da participação em projetos de diferentes dimensões que, naturalmente, importam em responsabilidades distintas sobre o mesmo ao longo do tempo.

Carreiras Site Campus

Habilidades e competências

Gerenciamento de projetos: o perfil do profissionalNo que respeita às competências de um gestor de projetos por excelência, podem nomear-se algumas variáveis que, no seu conjunto, influenciam e determinam o sucesso dos projetos em que o mesmo participa, nomeadamente:

Capacidade de liderança: saber gerenciar equipes, definindo papeis, atribuindo tarefas e alocando responsabilidades são, a par da regulação e solução de conflitos, uma das mais importantes características de um profissional de gerenciamento de projetos.

Habilidade na gestão da informação: na medida em que os projetos são concebidos, desenvolvidos e aprimorados em ambientes altamente dinâmicos, cabe ao gestor de projetos captar e administrar eficientemente toda a informação recebida por parte dos agentes que direta e indiretamente participam nele, de modo a obter um resultado final satisfatório para o cliente;

Visão analítica: com auxílio das ferramentas técnicas de que dispõe, o profissional de gerenciamento de projetos deve praticar, acima de tudo, a sua visão analítica. Assim, ele se encontra devidamente capacitado para identificar e avaliar riscos, estudar os impactos das decisões tomadas, corrigir e aprimorar os procedimentos realizados e orientar a execução do projeto da forma mais célere possível.

Sentido de responsabilidade, na medida em que, na qualidade de gerente do projeto, responde por todas as ações associadas ao mesmo (sobretudo perante o cliente, com quem estabelece um compromisso e ao qual oferece uma expectativa que necessita de cumprir de forma imperativa).

Aproveite para conhecer nosso curso Preparatório para a Certificação CAPM®

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,