Inbound Marketing é mais efetivo que o Marketing Tradicional

Inbound Marketing é mais efetivo que o Marketing Tradicional

Hoje nos vamos falar sobre a diferença do Inbound Marketing e o Marketing Tradicional, que também chamamos de Outbound Marketing. Primeiramente, vamos começar com uma breve introdução sobre os dois métodos e depois vou apresentar a vocês as funções do Inbound Marketing e porque ele é mais efetivo.

O que é Outbound Marketing?

É todo aquele tipo de publicidade que estamos acostumados, isso incluí: telemarketing, propagandas em jornais e revistas, comercial na TV e no rádio. Se falarmos de empresas B2B, esse marketing tradicional não traz mais os resultados positivos de antigamente. Hoje a maioria das pessoas são adeptos a pesquisas online, por isso, afirmo que o Outbound Marketing está cada vez menos efetivo.

Agora te apresento alguns números das taxas de conversão do marketing tradicional:

  • Comercial na TV: 0,04%
  • Comercial no Rádio: 0,1%
  • Anúncio em Jornal: 0,09%
  • Revistas: 0,13%
  • Ligações (Telemarketing): menos de 2%
  • Mala Direta: 1,88%

O que é Inbound Marketing?

É considerado o novo marketing, para ser mais direto é o método mais efetivo de marketing para negócios online. O inbound marketing não compra anúncios, nem listas de e-mails e não reza para os leads aparecerem.

Este método é focado na criação de conteúdos relevantes para atrair pessoas para sua marca ou produto. Esse conteúdo vai atingir o interesse do seu cliente, naturalmente vai atrair tráfego que você poderá converter em novos leads para o seu negócio. Gosto de dizer que o inbound marketing é um grande movimento de marketing.

Funções do Inbound Marketing

Vou separar as funções em 3 partes: Atração, Conversão e Venda.

Atração

Sempre digo que o inbound marketing, é o marketing que atraí. Você tem que pensar primeiramente que não pode atrair qualquer tráfego para o seu site e sim o tráfego certo, você tem que atingir o pessoas que se tornem leads para o seu negócio.

Pense da seguinte forma (e acredite isso funciona!): Tráfego certo > leads qualificados > clientes felizes.

Para você atingir esse tráfego qualificado é necessário você conhecer quem são as pessoas ideias para o seu negócio, dentro do inbound marketing chamamos de Buyer Personas, em breve, vou escrever um artigo explicado passo a passo para você saber quem são as personas certas para a sua marca ou produto. Aqui você aprende em como criar uma persona para sua loja virtual

Existem 3 maneiras comuns de atrair esse público ao seu site:

  • Blog: O inbound marketing começa aqui. Sem dúvida nenhuma, um blog para sua marca é a melhor maneira de atrair novos visitantes ao seu site. Crie conteúdo educativo, descubra a “dor” dos seus clientes, responda as dúvidas e solucione os problemas deles.
  • Mídias Sociais: Aqui é o momento onde você vai compartilhar seu conteúdo, lembre-se que esse conteúdo tem que ser uma informação valiosa e relevante da sua marca. Você precisa humanizar a sua marca nas mídias sociais para engajar os seus clientes potenciais. Monitore as redes sociais em que seus compradores gastam a maior parte do tempo.
  • SEO: Esse é um processo que não pode faltar de nenhuma maneira em sua estratégia de inbound marketing, os seus visitantes vão encontrar o seu conteúdo através de motores de buscas como Google, Bing e Yahoo, mas todos nós aqui sabemos que 98% pesquisa no Google. Como você faz para ter um bom posicionamento nessas pesquisas orgânicas? Escolha de maneira analítica palavras-chave, otimize as páginas do seu blog e site, crie conteúdo e construa links onde os seus compradores estão procurando.

Conversão

Depois que você gerou tráfego qualificado ao seu site, agora é hora de você transformar esse tráfego em leads, obtendo informações de contato. O mínimo que você vai precisar nesta etapa é o endereço de e-mail do usuário. Captar as informações de contato no marketing online é muito valioso e para os seus visitantes fornecerem essas informações você vai precisar oferecer algo em troca. E você pode oferecer produtos como: E-books, guias, infográficos ou whitepapers. E tudo isso baseado em suas buyer personas.

3 formas importantes de converter os seus visitantes em leads qualificados:

  • CTA’s (Call-to-Actions): São chamadas que encorajam o visitante a realizar uma ação. Exemplo: Baixe este Guia Completo de Inbound Marketing. Se você não tiver CTA’s atraentes, você não vai conseguir gerar nenhum lead.
  • Landing Pages: Também são conhecidas como páginas de entrada, é a página que o visitante deve ser destinado ao clicar na sua call-to-action. Resumidamente, landing page é onde a oferta da sua CTA  é cumprida, é nessa página que os seus visitantes podem se tornar leads submetendo as informações deles ao seu time de vendas. Geralmente quando o formulário de uma landing page é preenchido, os visitantes se tornam leads.
  • Formulários: Essa é a maneira que os seus visitantes vão se tornar leads. É necessário que você otimize seu formulário para que seja um processo mais fácil possível para o visitante preencher.

Vendas

Depois de atrair o tráfego qualificado e converter os visitantes em leads, você está no caminho certo. Agora você precisa tornar esses leads em clientes . Separei 4 táticas que são utilizadas nesse momento.

  • Pontuação de Leads: Aqui você usa uma representação numérica que vai quantificar se ele está preparado para comprar ou não.
  • E-mail: Depois que seu visitante clica em sua CTA, preenche o formulário em sua landing page ou faz o download de seu e-book é necessário que você envie uma série de e-mails focados em conteúdo qualificado e relevante para criar uma confiança do cliente potencial com seu produto.
  • CRM: Integração com o sistema de gerenciamento de relação com o cliente permite que você analise como o seu time de marketing e vendas estão trabalhando juntos.
  • Automação de Marketing: É nesse processo que envolve criação de e-mails marketing e campanhas de nutrição de leads, sendo adaptados para as necessidades e o ciclo de vendas de cada um desses leads.

Agora que você leu esse artigo, você já sabe que o Inbound Marketing é mais efetivo que o Marketing Tradicional. Não perca mais tempo e faça do inbound marketing a estratégia principal do seu negócio!

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