ITIL - Como se comportar com suas 7 provas

ITIL – Como se comportar com suas 7 provas

ITIL - Como se comportar com suas 7 provas

Não vou mentir, sinto-me um general com meus 7 broches que me tornam ITIL Expert. O mais bonito, claro, é o broche de Expert.

Comecei com o broche verde da Foundations V2. Como aquilo me deixava orgulhoso! Eu tinha 22 anos e me sentia O cara. Com o tempo percebi que já não era o suficiente ser Foundations. Precisei correr atrás e me tornar um Expert. Foi assim que, depois de tomar a decisão de comprometer R$ 10 mil reais do meu orçamento, finalmente entrei de cabeça no caminho que me conduziria até estas páginas e a este blog. Ser Expert é motivo de orgulho, mas também é uma questão de estilo. O que fazer com 7 broches? Aqui vão algumas dicas:

.

Não seja exibido

Por mais que você queira, não adianta sair por aí desfilando com 6 broches (se você não tiver feito a V2 como eu) só para tirar onda. Com o tempo seus colegas vão acabar ficando até um pouco enciumados, porque não é todo mundo que tem força de vontade e garra para ir até o fim. São 6 provas, sendo a única fácil a prova Foundations. Você já sabe que tem coragem e cacife, mas pode acabar criando um clima de competição ao seu redor se ficar se exibindo muito. Competir é bom, mas tudo tem limite.

Carreiras Site Campus
itil

.

Use em entrevistas

Estes broches são nota 10 em entrevistas. Você vai ver que eles vão te dar moral. É para isto que servem! São como as plumas do pavão, você tem que exibir, mas tem que saber exibir na hora certa. Quando estiver em uma entrevista é legal levar seus broches e deixá-los no terno, até porque assim as(os) recrutadoras(es) vão poder ver que você é mesmo certificado. Tanto as certificações ITIL quanto a PMP oferecem broches. Use sem medo e aproveite para falar como é difícil tornar-se Expert e ajude-nos a elevar o conhecimento geral a respeito do título.

.

Use em eventos

Recordo-me dos eventos que ajudei a organizar quando eu era voluntário no PMI. É padrão: quem é certificado está com seu broche na lapela. Faz um bom tempo que não vou a eventos específicos de TI, os últimos foram de educação e TI, então não utilizei meus broches. Todavia, em eventos específicos, você precisa exibir o que tem. Nunca se sabe quem estará te observando ou com quem você vai acabar tomando um cafezinho. Numa conversa casual pode surgir aquele novo emprego que você queria tanto.

.

Não faça um mural com seus certificados!

Eu sei que dá orgulho, mas não pendure na parede do seu cubículo uma penca de títulos. Não precisa esfregar na cara de ninguém que você fez este curso ou aquele. Saiba que algumas pessoas precisam saber dos seus títulos, não todas. É pior do que andar com os broches na lapela, porque as certificações vão sempre estar lá para lembrar seus colegas que você é um chato exibido! Não se esqueça: quem precisa saber é quem vai te ajudar a crescer e quem precisa do seu trabalho. Além do mais, todo mundo vai saber de um jeito ou de outro, então nada de ficar sendo o mala do escritório.Concordam? Discordam? Vamos conversar!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , ,

  • Frederico,

    Muito legal essa sua visão, mas fico me perguntando, mesmo com meu broche de Itil Expert em um evento para gestores de TI, onde o público alvo é composto de Gerentes, CIO, Diretores de TI, no qual a maioria ainda não é certificada, você não acredita que isso poderia também gerar expectativa negativa?

  • Depende… acho que pode ser uma faca de dois gumes. Tem gestor que não é certificado, mas tem muita experiência e posição. Tem gestor que é mais político e menos capacitado em termos de conhecimento e instrumentos de gestão e governança e acaba se sentindo intimidado. Prefiro sempre nivelar por cima! Gente boa não se intimida com certificações!