ITIL - Como ele aparece em Concursos Públicos?

ITIL – Como ele aparece em Concursos Públicos?

ITIL - Como ele aparece em Concursos Públicos?Perguntas sobre ITIL ainda não são comuns, mas quando aparecem, são uma caixinha de surpresas.

O único concurso que fiz até hoje foi para o Banrisul, aqui em Porto Alegre. Estudei uns poucos dias e fui fazer a prova. O segredo para ser aprovado, e hoje posso afirmar com certeza, é encontrar um equilíbrio entre o que você sabe e o que será cobrado na prova. Ainda existe um espaço bem bacana a ser ocupado no setor público por profissionais da TI: muitas vagas e provas que não precisam ser gabaritadas para garantir a aprovação. Eu fui aprovado com uma nota razoável. Dado o tempo que tive para estudar, posso atribuir a minha “sorte” ao fato de ter sempre mantido o olho aberto para novas tendências e boas práticas. Ter um espírito curioso ajuda bastante, ainda mais se você der uma turbinada neste espírito com alguma antecedência antes da prova que pretende fazer.
Carreiras Site Campus

ITIL em Concursos Públicos

Acredite se quiser, de 4 questões que caíram na prova sobre ITIL, errei as 4. Isso foi há menos de um ano. Mas, como nem tudo na vida é azar, consegui anular todas elas. Devo ter aprovado comigo um bom número de candidatos, porque muita gente pulou diversas posições depois desta “ajudinha”. O fato é que perguntas sobre ITIL nos concursos de TI ainda são um mistério. Os organizadores abrem qualquer um dos livros em qualquer página, pegam uma parte do conteúdo e jogam na pergunta. Depois eles pegam outras partes do livro e colocam na resposta e você tem que adivinhar qual é a correta, sendo que em geral quem faz a prova não tem sequer o nível Foundations e não entende sobre a interface entre processos e o relacionamento entre eles. Então fica fácil errar, porque a prova acaba virando um grande tiro no escuro. A resposta “menos errada” nem sempre é a menos errada, porque o óbvio depende de cada caso: por isso chamamos de melhores práticas e não de práticas definitivas. Na prova em questão, 3 questões foram formuladas de forma totalmente errada. Apenas uma estava corretamente escrita e consegui anular ela também.

ITIL - Como ele aparece em Concursos Públicos?
Mas como eu anulei as questões? O edital havia sido escrito de forma errada. Solicitava “ITIL V3” e indicava os livros da V2. Por um lado, foi sorte, por outro, puro despreparo da banca organizadora. Ainda assim, além deste recurso, escrevi pelo menos um recurso adicional por questão. Para cada questão eu tinha 2 recursos enviados e todos muito bem embasados. Se uma questão estava certa daquelas 4, também foi anulada. Tanto melhor para mim, ruim apenas para quem tinha acertado alguma ou todas elas. Conheci um rapaz que havia acertado todas mas não ficou chateado comigo, afinal de contas, eu estava certo!

ITIL em Concurso sé OBJETIVIDADE!

Desde então aprendi o seguinte: ITIL em concursos é 100% objetividade. Esqueça seu preparatório para as provas de certificação e se prepare para questões complexas COM pega ratão. Você precisa saber exatamente o que está no livro e responder sem pensar. Pensou, errou.
Se você precisa de ajuda para anular alguma questão duvidosa sobre ITIL entre em contato que lhe ajudo com o maior prazer.

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,