A landing page e o poder de conversão

A landing page e o poder de conversão

A landing page e o poder de conversão

A Landing Page tem a função de aproximar o usuário da conversão e estimular a ação pretendida na campanha de marketing digital.

Em uma tradução livre do inglês podemos dizer que uma landing pages é a página de aterrissagem ou Página de Entrada através da qual o visitante chega a um determinado site direcionado por anúncios, links patrocinados ou resultados de busca e não quando o usuário digita o endereço do site no navegador (acesso direto). A landing page pode ser uma página específica do seu site ou uma página separada, criada especialmente para uma campanha.

E uma landing page voltada a conversão precisará ainda da definição da estratégia que será utilizada para este objetivo? Sim! Há caminhos diversos para se utilizar em uma landing page que impacta significativamente a taxa de conversão e, consequentemente, o volume de oportunidades de negócio geradas para sua empresa.

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As páginas voltadas a conversão podem partir de três objetivos específicos:

  • Landing Pages para geração de leads
  • Landing Pages para cliques
  • Landing Pages para Pagamento Social

Landing Pages para geração de leads: são usadas para capturar dados do usuário, como nome e endereço de e-mail. Lead no contexto de marketing digital é um termo utilizado para descrever um contato com potencial para ser cliente: é uma pessoa ou organização que expressa interesse nas soluções, produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

A landing page voltada para a geração de leads tem como única finalidade coletar informações que permitirá a você se comunicar de forma mais direta com o seu prospecto, seu potencial cliente. Desse modo, uma página para geração de leadsirá conter um formulário, juntamente com uma descrição do que o visitante vai receber em troca para a apresentação de seus dados pessoais.

Há muitos incentivos para que um usuário entregue sua informação pessoal. Alguns exemplos são listados abaixo:

  • eBook;
  • Registro para webinar;
  • Consulta para serviços profissionais;
  • Descontos e cupons;
  • Testes gratuitos de serviços ou produtos;
  • Um presente concreto;
  • Notificações para um lançamento futuro.

A empresa Soap apresenta um ótimo exemplo de Landing Page disponibilizando apresentações gratuitas para capturar dados do usuário.

Landing Pages para cliques: esta página têm o objetivo de convencer o visitante a clicar para ir para outra página. Normalmente, são utilizadas em funis de e-commerce para descrever um produto ou oferecer detalhes suficientes para levar um visitante até o ponto em que eles estará mais perto de tomar uma decisão de compra.

Geralmente, o tráfego vindo através de um anúncio é enviado diretamente para uma página ou alguma página de registro, o que acarreta em péssimas conversões. Páginas de registro não fornecem informações suficientes para algum usuário tomar uma decisão bem informada e homepages fornecem muitas opções para escolha. Quando esse potencial cliente clica no link ou botão para prosseguir, ele está agora preparado com todas as informações de que necessita e estará muito mais propenso a comprar.

Landing Pages para pagamento social: “Pagamento social” é uma técnica usada para garantir que uma oferta da empresa tenha um alcance muito maior via redes sociais. Neste contexto, entende-se por oferta algo gratuito (financeiramente), mas que tenha um bom valor para o público. O formato mais comum de ofertas nesses casos são eBooks ou Webinars educativos, mas também podem ser ofertas de avaliações/consultorias gratuitas, um sorteio de algo valioso, entre outros. O importante é que seja uma troca justa. As pessoas estão dispostas a pagar com um compartilhamento em mídias sociais se o conteúdo for aprofundado e de ótima qualidade.

As landing pages são muito importantes para o sucesso de uma campanha de marketing digital e por isso mesmo ganham cada vez mais destaque no mundo. O poder de conversão destas páginas é imenso quando bem elaboradas.

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