Lean - Será que pode ser usada em sua startup?

Lean – Será que pode ser usada em sua startup?

Lean - Será que pode ser usada em sua startup?

Usar técnicas de gestão como o LEAN deve ser usada pensando diretamente no seu negócio. Cada caso tem suas particularidades.

A busca pela qualidade e eficiência nos processos realizados na atualidade está sendo aumentada a cada dia que passa e para isso são usadas técnicas específicas de gestão como o Lean do qual vamos mostrar seus principais conceitos e ideias.

Clique aqui e conheça o nosso canal no YouTube, acesse cursos gratuitos e muito mais!

Histórico e conceitos relacionados ao Lean

O nome desta técnica vem do inglês Lean Manufacturing tendo a tradução para o português como “Manufatura Enxuta”, mas que é conhecido em todo o mundo como o Sistema Toyota de Produção.

Carreiras Site Campus

A sua criação ocorreu após a Segunda Guerra Mundial na empresa japonesa Toyota tendo como seu pai criador Taiichi Ohno, mas sua popularização em todo o mundo ocorreu por meio de James P Womack e Daniel T.Jones.

De maneira conceitual, o Lean consiste na realização de atividades para obter materiais e produtos corretos, no local correto, usando a quantidade correta de matérias-primas evitando ao máximo o desperdício com a aceitação de mudanças necessárias.

Princípios relacionados com o Lean

Para conseguir este tipo de resultado pretendido a realização do Lean conta com algumas ações que devem ser realizadas como a redução de desperdícios acabando com as atividades que possam levar a isso sendo ideal para otimizar recursos escassos.

O cerne desta técnica está ligado à ideia de qualidade total na busca do defeito zero sendo que para isso ocorre a identificação e solução de problemas que possam levar ao não alcance da excelência.

A realização da chamada “Manufatura Enxuta” prega ainda a melhoria contínua com redução dos custo, aumento da produtividade e informação compartilhada com todos os envolvidos.

Neste caso deve haver a prática da flexibilidade nos processos de produção a serem feitos para que se consiga mantendo a mesma eficiência e qualidade na oferta de lotes com quantidade menores, mas de itens variados.

Lean - Será que pode ser usada em sua startup?

Contém ainda a premissa de que as relações com fornecedores para as empresas precisa ser construído a longo prazo para conseguir ter custos menores, melhores informações e riscos reduzidos criando uma rede ampla e confiável. Portanto, a tecnologia de Lean foi criada há muitos anos, mas na atualidade é uma das bases para conseguir executar a gestão adequada de produtos, processos e organizações inteiras com o foco na qualidade e bons resultados financeiros.

Aproveite para conhecer nosso Curso Guia de Sobrevivência LEAN para Startups

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,