Mercado para certificação PMI-ACP - Site Campus

Mercado para certificação PMI-ACP

Mercado para certificação PMI-ACP

Quer saber como anda o mercado para profissionais com a certificação PMI-ACP? Confira neste artigo!

No artigo anterior falamos sobre como conquistar a certificação PMP. Agora neste artigo vamos abordar sobre o mercado para profissionais que conquistaram a certificação PMI-ACP.

Quando conquistei a certificação PMI-ACP em 2015 recebi mensagens no LinkedIn de algumas pessoas que não conheciam a certificação. A maior parte destas dúvidas eram sobre o mercado e carreira para quem tem esta certificação.

Carreiras Site Campus

O PMI lançou a certificação PMI-ACP (Agile Certified Practitioner) em 2011 reconhecendo os métodos ágeis como métodos válidos para gestão de projetos. Ela não abrange apenas scrum mas também diversas outras técnicas, frameworks e metodologias ágeis.

Você chegou neste artigo pesquisando por certificações do SCRUM? Confira nossos cursos gratuítos!

Qual o valor dela para o mercado?

Ela é uma certificação que valida seu conhecimento e experiência em diversos modelos ágeis, diferente das outras certificações focadas em apenas um método ou técnica. Algumas destas técnicas são Crystal Clear, DSDM, Kanban, Lean e, também SCRUM.

Você precisa demonstrar no exame que conhece e tem experiência nestas técnicas,, não somente que recebeu um treinamento. Por isso ela é uma certificação de nível alto, avançada.  Isso é bem diferente das outras certificações ágeis como SFC, ASF, CSM e PSM, focadas apenas em scrum e conquistadas

Quais são os requisitos para a prova

  • Ensino médio ou equivalente ou um superior
  • 2.000 hora em projetos nos últimos 5 anos (Quem tem PMP já é aprovado neste requisito)
  • 1.500 horas em projetos usando técnicas ágeisadquiridos nos últimos 2 anos
  • 21 horas de treinamento em Gestão Ágil de Projetos

Mas porque conquistar esta certificação?

  • Já é fato que empresas de todo o mundo estão adotando e adaptando os métodos ágeis para melhor gestão dos seus projetos. A certificação PMI-ACP valida e comprova seu conhecimento em diversas técnicas e métodos ágeis que estão em evidência no momento, deixando você preparado para o mercado. Você terá novas opções de carreira, melhor salário e um entendimento superior do seu trabalho como gestor de projetos. Mesmo que você não atenda os requisitos, estudar para a certificação irá ajudá-lo e muito nos seus projetos!
  • Os produtos e serviços complexos são criados e desenvolvidos com auxílio de projetos. O conceito de projetos evolui e muda de tempos em tempos. Já sabemos que o PMI irá incorporar na versão 6 do PMBOK diversas informações sobre práticas ágeis. Ser ágil é a nova definição de como um profissional de gestão de projetos deve ser.
  • Em uma pesquisa do Indeed.com, entre 2012 à 2014 os profissionais com a certificação PMP que conquistaram certificados de Scrum Master ou PMI-ACP conseguiram aumentar seu salário em 30%. (Fonte: Edureka)

Mas existe demanda para os profissionais certificados PMI-ACP?

Em uma pesquisa o Indeed.com indicou que o número de vagas disponíveis em métodos ageis triplicou entre 2012 e 2013.

O mercado ainda é carente de profissionais que conhecem e sabem usar e implantar os métodos ágeis e a certificação PMI-ACP vem para mostrar que o profissional tem estas duas capacidades: Sabe gerenciar projetos, sendo este um dos requisitos para o exame e também conhece e sabe utilizar métodos ágeis.

Indica também que o profissional é capaz de usar as duas formas de gestão em um mesmo projeto, mostrando capacidade de adaptação.

No Brasil temos 166 certificados PMI-ACP, sendo 328 o total na América Latina.  Veja que o número de profissionais com a certificação PMI-ACP no Brasil ainda é baixo! No LinkedIn encontrei exatos 75 profissionais que colocaram a certificação no nome. O mercado em gestão ágil está em crescimento no mundo todo mas continua sendo um tema pouco explorado no Brasil.

Quem conhece as técnicas e modelo de gestão ágil sairá na frente quando o país resolver abraçar esta nova forma de gestão. No Brasil o método mais popular é o SCRUM, porém o mundo ágil vai muito além disso.

Número de vagas no mundo e no Brasil.

Resolvi pesquisar número de vagas que pediam a certificação PMI-ACP como requisito.  No Indeed encontrei 14 vagas no Canadá, 5 no Reino Unido, 2 em Portugal, 304 nos EUA e apenas 2 no Brasil. 

Porém quando pesquisei por vagas que pediam SCRUM encontrei mais de 600 no Brasil através do Indeed, sendo pelo menos 40 relacionadas a Gestão de Projetos.

Veja que muitos profissionais de RH não estão familiarizados com a nomenclatura da nossa área e ainda não conhecem a importância da certificação PMI-ACP ou PMP.

É comum encontrarmos diversas vagas muito técnicas pedindo certificação PMP ou ainda algumas que não tem relação com a área de gestão de projetos pedindo PMP.

Um dos nossos principais papéis como detentores de uma certificação é divulgá-la, instruindo os profissionais de RH e outras áreas o significado de cada uma delas. Um certificado é muito mais que uma nova sigla no nome. Ela comprova conhecimento e experiência naquele assunto.

Conclusões

A certificação PMI-ACP ainda é considerada nova pelo mercado e seu principal diferencial é focar em diversos métodos ágeis, não somente no Scrum. O conhecimento nestas técnicas está em alta no mercado, mesmo que não esteja ainda claro para eles a importância desta certificação. É importante notarmos que muitas vagas pediam conhecimento em técnicas que são abordadas e avaliadas na certificação PMI-ACP, mesmo que a mesma não apareça nos requisitos das vagas.

Ter esta certificação irá abrir para você um leque enorme de oportunidades de trabalho, dentro e fora do país já que o conhecimento agregado nela é compatível com diversos tipos de projetos.

Gostou do assunto? Quer se aprofundar? Deixe seu comentário e vamos discutir o assunto! Obrigado pela leitura e até a próxima!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , ,