Métodos Ágeis - Reduzir custos e aumentar entregas

Métodos Ágeis – Reduzir custos e aumentar entregas

Diferente dos modelos analisados nos itens anteriores, métodos ágeis caracterizam-se por iterações de curta duração, que podem variar de 2 semanas a 1 mês.

Os ditos métodos ágeis são metodologias de desenvolvimento de software e surgiram como forma de reduzir o custo das mudanças e aumentar as entregas funcionais do produto. Por isso, estes métodos são reconhecidos como iterativos e incrementais, pois seu ciclo de vida envolve iterações e entregas funcionais ao fim de cada iteração.

Em modelos clássicos, como o ciclo de vida em cascata, pregam que os requisitos devem ser desenvolvidos e documentados antes do início da implementação. Em contrapartida, este tipo de metodologia desfavorece e aumenta o custo das mudanças, bem como diminui a comunicação entre os stakeholders.

Considerado um dos pontos negativos dos métodos ágeis, a falta de documentação gerada pelo incentivo a comunicação tête-à-tête dificulta a gestão de grandes projetos. De fato, métodos ágeis tem se mostrado mais eficientes em projetos com equipes pequenas, de até 20 membros. Além disso, espera-se que os membros da equipe estejam em um mesmo espaço físico.

A Escolha Certa

Escolher entre uma metodologia ágil e uma não-ágil depende do tipo de projeto, da equipe, da empresa e do produto a ser desenvolvido. Serão analisadas a seguir três metodologias ágeis que tem se destacado no mercado, Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).

Todas estas metodologias citadas fazem parte, atualmente, de um mesmo corpo. Seus criadores reuniram-se e formaram o grupo Agile Alliance, o que resultou no Agile Manifesto, um documento que expõe as deficiências dos métodos tidos como tradicionais e apresenta a forma ágil de desenvolvimento.

Os responsáveis pelo manifesto enxergam suas idéias e forma de pensar e fazer software como a melhor maneira de se abraçar a nova economia, da era do e-business, do e-commerce e da internet. Valorizar o cliente ao invés de valorizar processos e burocracia. Na verdade, os membros da Alliance criticam diretamente os burocratas que se envolvem em processos desnecessários e preocupam-se mais em preencher requisitos documentais do que entregar produtos que satisfaçam as necessidades de seus solicitantes.

Métodos Ágeis

Os pilares do manifesto são a valorização de indivíduos e sua interação mais do que processos e ferramentas. Valorizam mais software funcional do que documentação abrangente. Nesta mesma linha, a colaboração com o cliente do que a negociação de contratos e, por fim, responder melhor e mais rápido a mudanças do que seguir um plano rígido.

Foram definidos 12 princípios. São estes:

1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adéquam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
3. Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
4. Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
6. O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
7. Software funcional é a medida primária de progresso.
8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

Além dos Princípios

Além dos princípios e dos valores sugeridos por meio do Manifesto Ágil, existem diversas metodologias de gerenciamento e de desenvolvimento de software que expandiram desde o lançamento do mesmo. As mais conhecidas hoje são Scrum e Extreme Programming. Embora existam diferenças entre as metodologias, principalmente quanto sua natureza (algumas são mais voltadas para a engenharia de software enquanto outras são mais direcionadas para o gerenciamento de projetos, como é o caso de Extreme Programming e Scrum, respectivamente), todas propõem mudanças elementares na forma de se produzir software. O Manifesto Ágil surgiu como esteio para um novo paradigma na forma de se trabalhar. Não ignorando os métodos tradicionais, mas sim, agregando a estes, novos valores. Os métodos ágeis são definitivamente um ponto de mudança na chamada, pelos próprios proponentes, nova economia.

Aproveite para conhecer nosso curso Preparatório para a Certificação CAPM®

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

Tags: , , , , ,

Mostrar botões
Esconder botões