Gestor de serviços em TI - Conheça o perfil do profissional

Gestor de serviços em TI – Conheça o perfil do profissional

Gestor de serviços em TI - Conheça o perfil do profissional

Emergente no cenário contemporâneo, o gestor de serviços em TI é uma figura de importância na dinâmica orgânica das empresas na atualidade.

Conheça então as características que compõem o perfil do gestor de serviços em TI:

1. Know-how do negócio

O gestor de serviços em TI tem a seu cargo uma elevada responsabilidade que decorre, em grande parte, do seu conhecimento profundo do negócio em que atua. Nesse sentido, o profissional deve saber entender de forma clara quais são as necessidades dos seus clientes de modo a providenciar-lhes os serviços adequados no que concerne ao domínio da tecnologia.

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2. Conhecimento técnico

Afinidade com matemática e estatística é, por excelência, um requisito necessário ao exercício de qualquer cargo na área de TI. No caso do gestor de serviços, ele terá a seu cargo a análise de índices, percentuais e indicadores que em muito servirão para a orientação do seu trabalho e da estratégia da organização que representa.

Além disso, o gestor de serviços em TI deve compreender a estrutura deste domínio e procurar aprimorar a sua percepção para acompanhar as evoluções que nela têm lugar e se desenvolvem.

3. (Boa) capacidade de relacionamento

O gerente de serviços em TI necessita, obrigatoriamente, de ter uma boa capacidade de relacionamento com os seus superiores, pares e subordinados. Nesta lógica, uma comunicação fluida (tanto a nível interno quanto externa) é essencial para o cumprimento bem-sucedido dos objetivos da organização a que pertence.

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4. Escuta ativa

O profissional que gere serviços em TI é alguém a quem é depositada uma elevada dose de confiança, quer por parte dos funcionários que compõem a organização, quer sobretudo por parte dos seus clientes. É ainda mais importante ressalvar que as TI envolvem domínios, procedimentos e serviços que não são compreendidos pela maioria dos seus clientes e, por isso, o gestor de serviços necessita de ser tolerante e de exercer a sua capacidade de escuta ativa para poder esclarecer e orientar o cliente da forma mais eficiente possível, prezando a ausência de mal-entendidos e o fornecimento de produtos e serviços de qualidade.

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