Gerenciamento de Projetos - O que determina o sucesso?

Gerenciamento de Projetos – O que determina o sucesso?

Gerenciamento de Projetos - O que determina o sucesso?

Índices, prazos, resultados. O que de fato determina o sucesso de um Gerenciamento de Projetos?

Qual é o objetivo do projeto? Digamos que seja aumentar a capacidade de produção de uma fábrica. No fim das contas, o projeto entregou o resultado que se propôs a entregar. Só uma coisa não ficou muito legal no tal projeto: você tinha 1 milhão para gastar, mas gastou 2. A fábrica vai produzir mais e melhor, o único problema é que para pagar o prejuízo do projeto ela vai ter que trabalhar durante 1 ano a mais do que o inicialmente planejado para que o retorno do investimento comece a aparecer. Pronto, não precisa pensar muito: o projeto foi um sucesso do ponto de vista do escopo, mas do ponto de vista do custo ele foi um desastre. Qual será o futuro do gerente de projetos dentro desta organização? A-HÁ! E agora?

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O que determina o sucesso de um projeto?

Um projeto é algo dinâmico, então se ele iniciou com uma previsão de custos de 1 milhão de reais e acabou custando 2 milhões, pode ser que o Gerente de Projetos não tenha culpa pelos desvios. O planejamento em si pode ter sido bom, mas uma questão externa – um fator ambiental – afetou diretamente os custos do trabalho. Uma crise como a de 2008 levou empresas ao chão e virou projetos de ponta cabeça. Se seguirmos a lógica iterativa, veremos que as coisas podem mudar. Projetos não são estáticos. O patrocinador do projeto, se ele chegou ao fim, apoiou a continuidade do projeto tendo como base os interesses do negócio e a realidade ambiental da empresa.

Gerenciamento de Projetos - O que determina o sucesso?

Considerando o cenário hipotético acima, o projeto foi um sucesso sim. O custo foi para as alturas, mas não foi algo que pudesse ser contornado pelo Gerente de Projetos. O planejamento foi bem feito, o trabalho bem executado e o que transformou 1 milhão em 2 foi a variação de R$ 1.15 para R$ 2.30 do dólar. Em outro cenário, onde um projeto torna-se mais caro porque um Gerente de Projetos não soube planejar bem o trabalho ou errou no cálculo da necessidade dos recursos porque centralizou a confecção dos planos de gerenciamento do projeto sem contar com técnicas como opinião especializada ou um controle integrado de mudanças, então o projeto foi um fracasso do ponto de vista financeiro e a culpa foi do gerente de projetos. Cabeças irão rolar.

Sucesso e Fracasso São Uma Questão de Perspectiva

Assim como em ITIL, precisamos levar em conta a realidade do negócio. Sucesso e fracasso são coisas que só podem ser medidas a partir de uma visão maior do que a do projeto, não pode ser uma visão micro. Num quadro estratégico, sacrificar uma tropa pode ser necessário para distrair o inimigo e invadir uma área que se não fosse por tal sacrifício estaria fortemente guardada. Neste sentido, o Gerente de Portfólios vai saber dizer o que é sucesso e o que é fracasso melhor do que o gerente de projetos e do que nós, meros mortais.

Você concorda? Ajude-me a estudar e a ampliar meus conhecimentos!

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