O que é inbound marketing e como aplicá-lo no seu e-commerce?

O que é inbound marketing e como aplicar no seu e-commerce?

Você tem uma loja virtual e quer saber como vender mais? Conheça o inbound marketing e saiba como e porque você deve aplicá-lo no seu e-commerce.

Compreender o inbound marketing vai muito além do que algumas frases em um artigo de blog, mas, apesar de não ser tão fácil delineá-lo em algumas linhas, vamos resumir em pontos em que você, empreendedor digital, possa entender do que se trata e como se beneficiar dele.

Como funciona o inbound marketing?

O inbound marketing é um filosofia, acompanhada de uma metodologia, que tem como objetivo atrair mais clientes através de conteúdo relevante e de qualidade, em uma esfera multicanal, em palavras mais claras podemos dizer que através de uma série de estratégias (bem estudadas) que visam alimentar um visitante com informações relevantes sobre o seu mercado/produto, é que você pode conseguir muito mais clientes online, além de fidelizá-los e encantá-los.

Hoje em dia, diferente do que acontecia há poucas décadas, a informação é muito valorizada, não somente a informação para cunho de notícia, mas a informação para qualquer área do conhecimento, é claro que grande parte dessa mudança se deve à internet, é por isso que o consumidor está diferente, principalmente quando falamos em consumidor virtual. Pesquisar é um verbo muito importante para qualquer consumidor, e a palavra de ordem para qualquer empreendedor digital é conteúdo. A meta do inbound marketing se baseia justamente nisso: oferecer conteúdo para quem pesquisa para que esse consumidor possa conhecer o seu negócio e se interessar por ele, sentir necessidade dele.

Por que utilizar o inbound marketing no e-commerce?

Inbound marketing é imperativo para e-commerce porque ele se baseia em comunicação, na relação direta com o seu consumidor, que é muito mais exigente que um consumidor de 10 anos atrás. Além disso, por ser focado no marketing de conteúdo, sai muito mais barato do que investir em anúncios, por exemplo. Veja outras características do inbound marketing:

  • Trabalha com diversidade de canais (quanto mais canais você se comunicar com seu cliente, melhor).
  • É uma via dupla ( se baseia em comunicação, quanto mais informação você tiver para trocar, mais se beneficia)
  • Comprovadamente, o inbound marketing possui um ROI  (retorno sobre investimento) de 275%
  • É educativo
  • Se origina através da criatividade e se alimenta pela informação
  • É muito mais duradouro que o marketing tradicional

Como aplicar inbound marketing no e-commerce?

Para aplicar o inbound marketing no seu e-commerce, você deve, primeiramente, conhecer o seu público para avaliar as ações a serem tomadas. Esse conhecimento se dá através de pesquisas, enquetes e outras fontes que você mesmo pode criar para entender a quem e dirige a sua solução, isto é o seu produto.

Aqui vão alguns passos para você aplicar o inbound marketing no seu e-commerce:

  • Planeje: Identifique o seu público e descubra as principais necessidades dele. Depois disso, crie a sua estratégia de conteúdo baseada na necessidade.
  • Pesquise e explore: utilize diversos canais para interagir com o seu público. Crie perfis em várias redes sociais e poste conteúdo relevante que engaje e atraia os interessados para o seu e-commerce.
  • Tome decisões: Aproveite para captar suas leads através de materiais interessantes. Crie ebooks, faça webinários. Ajude o seu cliente a se educar e ter mais interesse no seu mercado.
  • Aja: Transforme contatos em vendas. Depois de captar o contato, é hora de trabalhar para que ele goste do seu produto, para que ele entenda (ou crie) a necessidade de comprar o que você está oferecendo.
  • Conquiste: Transforme clientes em promotores. Mantenha um pós-venda criativo, com diálogo direto.

Agora que você já conhece um pouco sobre o inbound marketing e sua aplicação no e-commerce, conheça 5 dicas matadoras para vender mais na internet.

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