O que ganho com o PMI se ainda não sou gerente de projetos?

O que ganho com o PMI se ainda não sou gerente de projetos?

O que ganho com do PMI se ainda não sou gerente de projetos?

Aproximar-se do PMI e manter-se envolvido com a organização pode trazer muitos benefícios para você, independente do seu nível de carreira atual.

O PMI (Project Management Institute – Instituto de Gerenciamento de Projetos) é a maior associação para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo.

Reconhecida internacionalmente, a instituição possui mais de 700 mil membros espalhados por diversos países, os quais estão em constante aperfeiçoamento profissional e envolvendo-se com as mais diversas oportunidades em gerenciamento de projetos, desde as mais simples até as mais complexas.

Para se organizar melhor, ele é dividido em capítulos que obedecem a uma categorização por regiões geográficas. Assim, cada membro do PMI é vinculado a um capítulo e, juntamente com os demais profissionais da mesma região, realiza trabalhos para levar as melhores práticas do gerenciamento de projetos ao conhecimento dos profissionais, promovendo constantes melhorias no setor e valorizando o papel dos profissionais da área.

O PMI ou Project Management Institute oferece diversas opções para o desenvolvimento profissional dos interessados, incluindo as diversas certificações existentes no programa de certificação em gestão de projetos, programas e portfólio.


Mas se esta instituição é tão grande e tem tanto apoio para o gerente de projetos, como você pode se beneficiar dela sendo ainda um iniciante nessa carreira?

A resposta simples para essa pergunta poderia ser: “Você ganha todas as ferramentas que necessita para desenvolver sua carreira na área de gerenciamento de projetos.”

Os padrões para gerenciamento de projetos, programa e de portfólio do PMI são os padrões com mais alto reconhecimento na profissão, e que cada vez mais vêm se tornando o modelo para o gerenciamento de projetos em empresas e governos do mundo inteiro.

Ao estar conectado como um filiado ao PMI você já tem acesso a essa enorme quantidade de documentos, templates e padrões que lhe permitem ficar por dentro de como está sendo gerenciado projetos de maneira eficaz pelo mundo inteiro.

A associação ao PMI significa que você é sério em relação à sua carreira de gerenciamento de projetos e ao seu desenvolvimento profissional.

Além disso, você tem a chance de buscar conhecimento e ferramentas para obter sucesso nos objetivos de sua organização de trabalho atual. Mesmo que simplesmente participando como membro de equipes de projetos.

Essa simples associação destaca essa dedicação para empregadores, colegas e interessados, dando a você um diferencial no mercado de trabalho. Também oferece a você o acesso a um conhecimento valioso, redes e recursos que irão ajudá-lo a progredir na sua carreira. Você irá trabalhar em rede com profissionais especializados nas mais diversas áreas e negócios.

Tudo na nossa vida profissional se resume às portas que se abrem para nós e as portas que nós mesmos abrimos.

Ser filiado ao PMI pode lhe abrir muitas portas, pois todos os seus passos ao longo da carreira devem ser pensados para que possa tomar o rumo que deseja e planejou para si mesmo.

Para se tornar um profissional de sucesso e ser reconhecido por suas atividades, você precisará suar. Então, é bom saber que o PMI não deve ser visto como um simples atalho de carreira. Mas ele é sim um grande apoio para você crescer de maneira consistente e, principalmente, constante.

Aprenda a usar esse apoio que o PMI pode lhe fornecer e use essas ferramentas ao seu favor e a favor de seu futuro.

Você ainda tem as oportunidades de trabalho voluntário que são o passo certo para se tornar um profissional de sucesso, mas isso é assunto que eu tratei neste artigo.

Quando eu ingressei no PMI, confesso que já tinha uma noção de que isso iria me ajudar muito a desenvolver habilidades que eu precisava para minha carreira. O que eu não sabia, é que iria descobrir que lá posso encontrar muito mais do que isso.

Sabe por que?

Porque o PMI é formado por pessoas e quando temos contato com essas pessoas de diferentes personalidades e experiências, aprendemos naturalmente com elas.

São pessoas que nos ensinam e são pessoas que nos aproximam mais ainda daquilo que desejamos ser.

E é exatamente por ser baseado nas pessoas que o PMI faz a diferença.


 

Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.

Tags: , ,

Mostrar botões
Esconder botões