O que propõe a gestão do conhecimento - Site Campus

O que propõe a gestão do conhecimento

O que propoe a gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é um campo de estudo importantíssimo para nossa atualidade onde a informação é o centro de tudo. Mas como informação torna-se conhecimento?

Estamos vivenciando a era onde a informação é tão valiosa que nem mesmo somos capazes de precificá-la da maneira que ela realmente merece.

A geração de conteúdo nos faz ser conduzidos por um mar sem fim de informação para ajudar a formarmos nosso conhecimento sobre basicamente qualquer coisa. O Google está aí para lhe ajudar com as pesquisas, mas quem irá ajudar seu cérebro com toda aquela informação contida em links, livros, vídeos, revistas que se juntam aos noticiários e palpites do seu melhor amigo?

O European Guide to Good Practice in Knowledge Management define a gestão do conhecimento como a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade, por meio do melhor uso e da criação de fontes de conhecimento individuais e coletivas.

Carreiras Site Campus

A criação de conhecimento, seja pessoal ou corporativo, é complexa.

De forma simples, podemos explicar que temos dados, informações e conhecimento como artefatos básicos da gestão do conhecimento.

Dados são os fatos ainda brutos que irão se tornar informação, ou seja, são registros aleatórios que sozinhos ainda não podem nos dizer muito.

Informação são os dados juntos e interpretados para serem úteis para você ou para sua empresa.

O conhecimento é quando tudo isso se assentou, foi digerido e agora faz sentido. Tudo o que você leva com você ao longo de sua vida, ajuda a formar o conhecimento através de cada informação que chega até você. Você junta a informação nova com tudo aquilo que já viveu e lá está o conhecimento se formando no seu cérebro.

Dentro de uma empresa, o complexo processo de criação de conhecimento empresarial envolve registros e transferências de conhecimentos, que são partes integrantes da gestão do conhecimento, os quais possibilitam que as empresas criem produtos e serviços com períodos de existência cada dia mais curto e adequado às inovações produzidas dentro das organizações, tornando-se uma importante ferramenta para inovação tecnológica na gerência de projetos.

O conhecimento cresce ao ser compartilhado e ao ser utilizado. E realmente o conhecimento perde seu valor quando não utilizado. Se as empresas são constituídas de mais ativos intangíveis do que tangíveis, então os intangíveis constituem um fator determinante para a economia das empresas e o conhecimento está bem aí.

Gestão do conhecimento é a arte de criar valor para a organização, alavancando os ativos intangíveis.

O conhecimento compartilhado pode ajudar fortemente sua empresa a criar inteligência competitiva e estar mais preparada para os desafios que o mercado, cada vez mais competitivo, aguarda para ela.

Acredite que a gestão do conhecimento é um importante recurso estratégico que existe para facilitar sua vida. Entender como ela funciona e como usar ela da melhor forma possível pode fazer com que suas estratégias alavanquem, se é que elas são as estratégias certas. Até isso você descobrirá, se unir as informações corretas irá gerar conhecimento através disso.


Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , ,