Gerenciamento de TI - A relação com a entrega de valor

Gerenciamento de TI – A relação com a entrega de valor

Gerenciamento de TI - A relação com a entrega de valor

Estratégias mal executadas não geram resultados! O Gerenciamento de TI tem relação direta com a entrega de valor.

Porém, quando bem definidas e claras são a base do sucesso para qualquer organização, independentemente de área de atuação ou porte da companhia. O mesmo princípio aplica-se às áreas e provedores de serviços de TI.
Lamentavelmente, em muitas empresas os objetivos do negócio e as estratégias traçadas para atingi-los não são devidamente difundidos e portanto, ficam desconhecidas em quase todos os níveis da organização. Trata-se de um fator limitante quando o assunto é a capacidade, da empresa, de executar corretamente suas estratégias.
 .

A falta de divulgação desses conhecimentos, dificulta muito o entendimento das necessidades do negócio e, logicamente, tradução dessas necessidades em ações da TI coerentes e que gerem valor. Com isso em mente, é importante que os gestores e profissionais da área de TI estejam atentos ao que acontece ao seu redor e tomem as medidas necessárias para obter o máximo possível de informações a respeito das estratégias e dos planos de longo prazo.

Gerenciamento de TI - A relação com a entrega de valor
É possível (e provável) que seja necessário um esforço adicional por parte dos gestores de TI, para que consigam criar os vínculos e estabelecer os canais de comunicação necessários a fim de ter acesso as informações de que precisa para entregar os resultados esperados pelo negócio. Existem vários caminhos a serem seguidos nesse sentido, mas sem dúvida, todos passam pelo alinhamento da linguagem utilizada na comunicação com as áreas de negócios.
Carreiras Site Campus
A adoção de boas práticas deve ser uma meta a ser conquistada com vigor, visando a criação de uma cultura de serviços voltada para o negócio.

Frameworks como ITIL, COBIT e PMBOK devem ser difundidos dentro da área de TI e os profissionais incentivados a buscar não só o conhecimento, mas principalmente a aplicação prática dos conceitos no seu dia a dia.

Na busca por uma aproximação da TI com o negócio e da incorporação das estratégias ao planejamento de TI, não basta apenas acrescentar alguns termos na linguagem. Mais do que isso, é preciso que os conceitos sejam entendidos, aplicados e traduzidos em ações, criando assim, uma cultura de entrega de valor para o cliente dentro da gestão de TI.

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , , , ,