Pergunte ao GP: O PMO é Quem Manda?

Pergunte ao GP: O Chefe do Escritório de Projetos (PMO) é Gerente Funcional?

Pergunte ao GP: O Chefe do Escritório de Projetos (PMO) é Gerente Funcional?

Será que o Chefe do Escritório de Projetos (PMO) é Um Gerente Funcional? Ele é o Chefe ou Só Um Apoio dos Gerentes de Projetos?

Recebi, pelo fórum do Site Campus, uma pergunta muito interessante sobre o escritório de gerenciamento de projetos e o papel do PMOProject Management Officer. O PMO pode ser tanto o chefe dos gerentes de projetos como o local físico onde estes atuam, o que costuma causar uma confusão. A pergunta surgiu a partir de um questionário que ofereço dentro do curso e que todos que fazem as aulas pelo Site Campus podem acessar. A pergunta foi feita pela aluna A.A.S, confira:

Quiz 4 2/13 : PMO é como um departamento funcional dentro de uma organização. É gerido pelo Chefe dos Gerentes de Projetos.

Nesta questão, acho arriscado afirmar que dentro de uma estrutura de PMO, fica o “chefe” dos Gerentes de Projetos. Acredito que o Gerente do PMO, tenha sim que ser necessariamente um profissional certificado PMP, com alguma certificação adicional como a de Programas ou Portfólios e que não chefia os gerentes.. Ele apoia os GP´s e monitora aspectos específicos dos projetos para garantir o alinhamento a estratégia da empresa. E sendo muito comum, cuidar das linhas de base de prazo, custo e escopo e demais restrições.

Carreiras Site Campus

Resposta Sobre o Papel do Chefe dos Gerentes de Projetos no Escritório de Gerenciamento de Projetos

Gosto muito das tuas perguntas, A.A.S., pois elas enriquecem o grupo. Dá uma olhada no teu PMBoK e vais ver que em uma estrutura organizacional matricial forte, por exemplo, os gerentes de projeto estão dentro de um escritório de projetos e, acima deles, está o chefe do escritório – alinhado com os outros gerentes funcionais. Peguei a imagem do livro para te ajudar:

Pergunte ao GP: O Chefe do Escritório de Projetos (PMO) é Gerente Funcional?Via de regra, o PMO é sim hierarquicamente superior. Ele é o gerente funcional do gerente de projetos!
Talvez você esteja confundindo o PMO com o Gerente de Portfólio, que pode ou não ter ascendência funcional sobre o Gerente de Projetos – e que provavelmente terá, a não ser que a cultura organizacional da empresa ainda esteja mais para funcional do que para projetizada.

A grande dificuldade que enfrentamos quando trabalhamos com melhores práticas é que, quando deixamos espaço para adequação destas práticas, elas acabam indo parar em uma zona cinza. A partir da análise da imagem acima, se a questão do quiz fosse uma questão de prova de certificação, você deveria considerar a melhor prática acima de tudo. Neste caso, considere o alinhamento entre o PMO e os demais gerentes funcionais: é isso que o PMBoK nos aponta.

Você Concorda com Esta Resposta Sobre o PMO?

Deixe sua mensagem aqui e junte-se ao Grupo de Estudos em Gestão de TI para poder, também, tirar suas dúvidas e ajudar a responder as perguntas dos demais membros!

PMO

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , , , ,