Pergunte ao Gerente de Projetos: Gerenciamento de Riscos

Pergunte ao Gerente de Projetos: Gerenciamento de Riscos

Pergunte ao Gerente de Projetos: Plano de Gerenciamento de Riscos & Integração – estude comigo!

A estudante S.C.D.C., do Curso Preparatório para a Certificação CAPM, enviou o seguinte e-mail:

Estava assistindo suas vídeo aulas no YouTube e pensei se poderias me ajudar. Estou fazendo uma pós em *****, mas não havia tido contato com essa metodologia anteriormente e, portanto, estou com alguma dificuldade em construir um Plano de Riscos para meu projeto, que se trata da Construção e Vendas de um Loteamento Empresarial (desde a compra do terreno, desmembramento, contratação de terceiros, projetos, gerenciamento da obra e vendas dos lotes prontos e viabilizados para construção de galpões). Terias algum projeto para me enviar que me ajudaria a visualizar o meu projeto? Preciso construir o Plano de Riscos e Integração.
Desde já agradeço!

Resposta Sobre o Plano de Gerenciamento de Riscos e O Plano de Projeto

Não é exatamente um Plano de Riscos que precisa, mas de um Plano de Gerenciamento de Projetos. Segundo, não é metodologia, é conjunto de boas práticas: você pode pegar o que achar melhor e usar no seu dia-a-dia. Se fosse metodologia, terias de usar tudo passo-a-passo, e não é assim que funciona.
Quando a gente cria um “Plano de Integração” está, na verdade, criando um Plano de Gerenciamento de Projetos. Integrar é juntar riscos, custos, tempo e etc. em um plano conciso e que atenda as necessidades do projeto para entregar um produto único. Você vai escolher quais processos com os quais trabalhar e depois vai integrar eles – inclusive planejando os riscos e alinhando isso com as outras áreas de conhecimento.

É um modelo que você pode seguir para começar.
Gerente de Projetos
Sobre riscos, de forma geral, você precisa identificar os riscos e oferecer uma resposta para eles. Exemplo: eu tenho confirmado para o começo de um projeto um pedreiro. O risco aqui é não ter o pedreiro no começo do projeto. Como você pode resolver isso? Pode recrutar um segundo profissional para ser o substituto do primeiro. Você identificou o risco, definiu uma estratégia de contorno (eliminar o risco) e definiu uma resposta para este risco.
O Plano de Projeto, que é a “integração“, vai te ajudar a apontar em que etapa do projeto você vai ter de treinar o novo pedreiro, quando a obra começa e como você vai trabalhar com riscos e ainda mais.

Junte-se ao Grupo de Estudos em Gestão de TI do Professor Frederico Aranha!

Venha para o grupo de estudos que criei e tire suas dúvidas comigo e com todos os demais membros. Deixe seu comentário abaixo e vamos conversar!

Aproveite para conhecer nosso curso Preparatório para a Certificação CAPM®

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

Tags: , , , , ,

Mostrar botões
Esconder botões