Como criar uma persona para sua loja virtual?

Como criar uma persona para sua loja virtual?

Você sabe o que é uma persona e o que ela pode ajudar no marketing da sua loja virtual? Veja como isso pode te ajudar na hora das vendas

Para que sua loja virtual tenha os resultados esperados, é importante sempre elaborar o perfil do público alvo antes de qualquer coisa, e esse planejamento é chamado de Persona.

Mas antes de começar a fazer o planejamento para a sua loja digital, você precisa saber o que significa persona. Em uma simples definição, persona é “A persona é um personagem fictício que representa as principais características e objetivos de um grupo de clientes, identificado e selecionado como um alvo chave para a empresa”. Ou seja, é a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores.

Mas cuidado para não confundir persona com público-alvo, personas são a personalização da descrição do seu público-alvo. Ou seja, são personagens fictícios que representam em algum grau os consumidores potenciais e clientes da empresa.

Essa estratégia de criação do público-alvo é baseada na humanização da marca e do público-alvo, ou seja os clientes se tornam indivíduos com emoções e vontades.

A grosso modo, personas são personagens que irão representar o cliente ideal da sua empresa.  A criação da persona é uma estratégia de marketing digital muito eficiente para a comunicação da empresa.

Mas para que criar isso?

Muito simples, a criação de personas ajuda a empresa no processo de compreender e se comunicar melhor com seu público-alvo ou futuro cliente.

Essa criação de personas é uma estratégia que visa um melhor direcionamento para todas as estratégias da empresa, por exemplo, na construção de produtos, estabelecer preços e formas de pagamentos e elaborar a correta forma de comunicação com o seu cliente.

Para começar a criar essa persona, você pode utilizar o serviço do Google – Google Analytics, pois nessa ferramenta, ela mostra as pessoas que chegaram no seu site com detalhes, idade, qual estado mais acessou, se foram homens ou mulheres, se essas pessoas acessaram de um dispositivo móvel ou computador.

Porém, não se engana, usar somente essa ferramenta não vai detalhar a um nível profundo essas pessoas. Comunicação é sempre a melhor forma!

Para começar a criar essa persona você pode realizar pesquisas e entrevistas com o seus clientes, analisar os cadastros para poder começar a montar o seu cliente.

Durante esse processo da criação das personas, sua empresa deve focar a estratégia de marketing de como seu produto pode atender a necessidade desse grupo de clientes.

Veja algumas informações que você pode querer ao criar a persona:

– Quem é o seu cliente? Idade, sexo, região geográfica, faixa de renda, características físicas e psicológicas entram nessa resposta.

– O que o seu cliente gosta de fazer? Hobbies, tarefas diárias, profissão, etc.

– Quais as necessidades dele?

– Quais seus objetivos?

– Qual assunto que ele mais gosta? Quais veículos de comunicação que ele lê/assiste, qual tipo de informação que interessa a ele.

– Quem influencia ele nas decisões?

Você pode usar muito mais informações que você desejar.

Após isso, você deve usar as respostas obtidas e unificar essas informações, criar um personagem. Você pode criar um nome para se tornar mais real.

Tags: , , , ,

Mostrar botões
Esconder botões