PMI-RMP®: Vale a Pena se Certificar? - Site Campus

PMI-RMP®: Vale a Pena se Certificar?

PMI-RMP®: Vale a Pena se Certificar?

PMI-RMP®: É mais fácil ou difícil?

O exame não é tão fácil como podem dizer ou como você pode esperar, no entanto, com uma preparação adequada e a experiência necessária você pode ser um novo credenciado PMI-RMP®.

Um bom curso de gestão de riscos em projetos e/ou um curso de preparação PMI-RMP® também pode ajudá-lo nesse processo. Apenas certifique-se que o professor do curso é um detentor da certificação PMI-RMP®, com experiência de gestão de riscos do mundo real (na prática). No Site Campus temos o curso e o professor certos, clique aqui para conhecer nosso curso preparatório!

Volta as Aulas Site Campus

Se você não tem experiência na liderança de projetos, os esforços de gestão de risco podem ser complicados para você, isso porque são feitas várias perguntas sobre cenários do mundo real ou situações onde você tem que pensar sobre o que seria a melhor coisa a fazer em cada situação. Contudo, lembre-se: mais do que experiência como líder de projetos, você precisa ter experiência em gerenciamento de riscos. Ter experiência de gestão de riscos é um requisito do PMI® para se candidatar ao exame de certificação PMI-RMP®.

Quanto tempo leva para se preparar para a certificação PMI-RMP®?

O tempo que você precisa para se preparar para o exame depende do seu ponto de partida, ou seja, o quanto você sabe sobre o PMBoK® e sua experiência na gestão de riscos. Outros conteúdos também caem na prova, como o padrão de riscos publicado pelo PMI®. Confira nosso mapa da certificação aqui!

Você não precisa de ser um credenciado PMP® ou CAPM®, mas se você for, você tem uma vantagem quanto ao exame PMI-RMP®, que também inclui algumas perguntas genéricas sobre o gerenciamento de projetos (como um gerente de riscos de projeto, você também precisa saber sobre como para trabalhar em projetos em geral).

Isso significa que você vai ver algumas questões sobre riscos em gerenciamento de projetos, partes interessadas, aquisições, comunicações, etc.

Sugerimos que você dedique três meses para estudar a gestão de riscos e um mês para se concentrar em responder a questões do exame – simulados.

Quais são os requisitos para se candidatar?

Para se candidatar ao exame e assim tirar a sua certificação PMI-RMP®, você deve ser elegível. Isso significa que você precisa atender a alguns requisitos de certificação no que diz respeito ao seu conhecimento, experiência de gestão de risco em projetos. Abaixo indicamos os requisitos necessários:

Se você é graduado:

  1. Um curso de quatro anos (grau de bacharel ou o equivalente);
  2. Experiência de pelo menos 3.000 horas em gerenciamento de riscos em projetos nos últimos 5 anos; e
  3. 30 horas de educação de gerenciamento de riscos em projeto.

Se você possui segundo grau completo:

  1. Diploma do ensino médio, tecnólogo ou o equivalente;
  2. Pelo menos 4.500 horas de experiência em gestão de riscos nos últimos 5 anos; e
  3. 40 horas de educação de gerenciamento de riscos em projetos.

Como funciona a certificação PMI-RMP® e como posso estudar?

O exame PMI-RMP® é composto de 170 questões de múltipla escolha. Dessas questões, 20 são consideradas questões do pré-teste e não afetam a nota no exame, elas são consideradas como uma forma de testar questões futuras. O tempo previsto para concluir o exame é de 3,5 horas, e testa o seu conhecimento e experiência nos seguintes domínios e áreas:

  • Domínio 1: Estratégia e planejamento de riscos;
  • Domínio 2: Engajamento das partes interessadas;
  • Domínio 3: Processos de facilitação dos riscos;
  • Domínio 4: Monitoramento e comunicação de riscos;
  • Domínio 5: Realizar análises especializadas de risco; e
  • Conhecimentos e habilidades em gestão de projetos em geral.

Clique aqui e veja o artigo com vídeo-aula explicando como planejar o gerenciamento de riscos segundo o PMBoK®, da série “Vamos Planejar”.

Tags: , , , ,