Startups - Porque existem tantas falhas?

Startups – Porque existem tantas falhas?

Startups - Porque existem tantas falhas?

Certamente não podemos prever o futuro, mas alguns erros comuns em Startups podem justificar seus fracassos.

Consideradas como empresas inovadoras que colocam em prática um novo modelo de negócio fora dos moldes tradicionais, as startups têm conquistado espaço e importância no mercado. No entanto – e considerando as suas especificidades –, muitas são as startups que, em um período relativamente curto de existência, se declaram incapazes de prosseguir no seu propósito de implementar um negócio inovador.

Embora este fato possa parecer estranho face às circunstâncias em que surge e se desenvolve, a verdade é que existem algumas variáveis que justificam esse fracasso e que valem a reflexão a seguir.

Carreiras Site Campus

Visão de futuro é preciso!

Um dos motivos que justificam de fato o insucesso das startups se prende com a ausência de uma visão de futuro – isto é, com a incapacidade de o empreendedor enxergar a longo prazo. Nessa lógica, o planejamento se reveste de uma importância fundamental, já que é necessário que o empreendedor concilie um projeto de longo prazo com metas de curto prazo que se reverterão em ações concretas capazes de alavancar o negócio idealizado.

Necessidade imperativa: controle financeiro

Startups - Porque existem tantas falhas?Não, uma planilha básica com fluxo de entrada (receita) e fluxo de saída (despesa) não é sinônimo de controlar um negócio em início de vida. O controle financeiro é uma tarefa com uma carga de responsabilidade muito elevada e da qual depende a saúde e manutenção da empresa no mercado, por isso, o mais acertado é que o mesmo seja entregue a um profissional especializado ou a uma empresa de consultoria credenciada neste domínio.

Extrapolar a realidade

Ter um negócio próprio e inovador é visto, naturalmente, como um projeto entusiasmante. No entanto, o excesso de otimismo atrapalha o desenvolvimento do negócio e, naturalmente, compromete o seu crescimento e as hipóteses de sucesso.

A utópica procura pela perfeição

Outra das variáveis que justifica o fracasso de inúmeras startups remete para o fato de, muitas vezes, o empreendedor iniciar uma busca incessante e obsessiva pelo produto ou serviço que pretende comercializar, empreendendo por processos de aperfeiçoamento infinitos que acabam por atrasar o seu tempo útil de lançamento no mercado.

Nesta lógica, vale frisar que o produto ou serviço lançado se vai aperfeiçoando com o decorrer do tempo e as reações do mercado ao mesmo, sendo que assim a atenção deverá focar-se, acima de tudo, no timming do seu lançamento.

Aproveite para conhecer nosso Curso Guia de Sobrevivência LEAN para Startups

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,