Certificação PMP ou pós-graduação? Escolha!

Qual melhor caminho: pós-graduação ou certificação PMP?

Qual melhor caminho: pós-graduação ou certificação PMP?

Essa é uma pergunta que deixa na dúvida muitos profissionais que estão iniciando sua carreira em gerenciamento de projetos. O ideal é sempre ter os dois – Pós-graduação (MBA) e também a certificação PMP.

A maioria de vocês já sabem que a certificação PMP é reconhecida internacionalmente, onde o profissional é atestado pelo seu domínio, conhecimento e processos em gerenciamento de projetos.

A Pós-graduação em gerenciamento de projetos não pode ser substituída por uma certificação PMP e vice-versa, devemos sempre lembrar que essas são credenciais se complementam.

Para ser mais claro, devemos saber identificar a diferença entre elas. MBA ou Pós-graduação é um curso de formação, que é uma forma de ampliação de conhecimento. O PMP é uma credencial, e pode ter como exemplo a carteira de motorista, isso quer dizer que o profissional é aprovado satisfatoriamente nos critérios da certificação PMP e é algo que não pode faltar no currículo de um profissional de gerenciamento de projetos.


Se você é iniciante na gestão de projetos, a pós-graduação é indicada para você e claro que a certificação PMP não poderá ser deixada de lado após a conclusão do MBA. Você também pode estudar para a certificação PMP durante a sua pós-graduação e isso vai requerer muito planejamento e esforço pessoal.

A certificação PMP vai dar para o profissional de gerenciamento de projetos mais visibilidade no mercado. Abaixo você irá conferir especificamente do que se trata cada um desses caminhos:

Pós-graduação em gerenciamento de projetos

É nesse momento que você vai ampliar seu conhecimento com professores e também com grande potencial de networking. O MBA é algo que o próprio mercado está exigindo do profissional, muitas ofertas de trabalho nos dias de hoje exigem uma pós-graduação em gerenciamento de projetos.

Os conteúdos que são estudados em um curso de pós-graduação atendem de maneira prática as urgências do profissional, tudo é aprendido com ferramentas e com situações que realmente acontecem no dia a dia do mundo corporativo.

Certificação PMP

É a principal certificação para o profissional de gerenciamento de projetos, e além disso, é reconhecida no mundo inteiro. A certificação PMP garante que o profissional domina processos, conceitos e ferramentas de gestão de projetos.

Por que ela é importante? Porque muitas empresas tem preferência por profissionais certificados PMP. E isso quer dizer: O gerente de projetos com a certificação PMP possuí salários generosos (elevados) e maiores benefícios.

Conclusão

Os dois são absolutamente complementares, que irão dar a você um grande conhecimento, conceito, domínio e experiência como profissional de gerenciamento de projetos. Contudo, de acordo com o professor Frederico Aranha aqui da Site Campus, a certificação PMP vai abrir muito mais portas do que o curso de pós-graduação. Em uma trajetória linear, o professor recomenda que o profissional faça a pós logo em seguida ao término do curso de graduação – enquanto não tem experiência para fazer a certificação PMP, que exige um mínimo de 4.500 horas em liderança de projetos. Para o mercado, conhecimento prático comprovado é ouro, teoria é… Latão?!

Agora, é necessário que você escolha o que é melhor para você de acordo com o seu momento profissional, avaliando sempre seus objetivos. Quando se tem experiência somada como pós-graduação e certificação PMP, com certeza o seu currículo será muito competitivo em um mercado que cresce sempre a cada dia.


Qual melhor caminho: pós-graduação ou certificação PMP?

Tags: , , ,

Mostrar botões
Esconder botões