PMBOK - Revisitando e redescobrindo suas diretrizes

PMBOK – Revisitando e redescobrindo suas diretrizes

PMBOK - Revisitando e redescobrindo suas diretrizesSe você quer ser gerente de projetos, o PMBOK deve ser seu “livro de cabeceira”. Conheça melhor esse agente que reúne as boas práticas da profissão.

O ramo relacionado com a gerência de projetos nas mais variadas áreas exigem ferramentas adequadas para o seu desenvolvimento e com relação a este assunto tem grande relevância os processos inovadores do PMBOK.

PMBOK - Revisitando e redescobrindo suas diretrizes

Conceito de atuação do PMBOK

Esta sigla se refere ao Project Management Body of Knowledge o qual foi lançado pela primeira vez no ano de 1996 tendo uma série de práticas relacionadas com a gestão de projetos sendo a base para a realização deste tipo de atividade.

Volta as Aulas Site Campus

A sua última edição foi divulgada pelo Project Management Institute no ano de 2013 proporcionando ainda um vocabulário relacionado com este campo do conhecimento permitindo um fácil intercâmbio e comunicação entre os profissionais desta área.

Principais processos inovadores do PMBOK

O PMBOK em suas orientações é ofertado tendo como base processos e subprocessos para a descrição da melhor forma de organização do trabalho a ser realizado em determinado tipo de projeto.

Estes processos interagem em seus diferentes tipos com a realização das diversas fases de um projeto tendo todos eles entradas compostas por documentos e planos, ferramentas e técnicas para que as entradas sejam executadas e ainda as saídas que consistem em produtos, documentos ou outros resultados esperados com a execução do projeto.

Na mais recente versão do Guia PMBOK são mostrados 47 tipos de processos agrupados em 5 grupos com relações a 10 áreas de conhecimento tendo como fases básicas a iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle bem como encerramento do projeto.

De forma mais específica ocorrem informações no PMBOK para a gestão da integração, escopo, tempo, custos, qualidade, riscos, comunicações, aquisições, recursos humanos e ainda com relação aos envolvidos no projeto.

Em geral ocorreu um aumento da quantidade de processos contemplados pelo PMBOK passando de 42 para 47 processos no total com a criação da área de gerenciamento dos Stackholders envolvidos trazendo com isso muito mais inovação e qualidade na integração das áreas em um projeto específico.

Conclusão

Desta forma, mantendo a sua evolução constante os processos inovadores do PMBOK podem ser identificados também em sua última versão como forma para proporcionar uma gestão de projetos com mais qualidade, custos reduzidos e produtos eficientes como resultado.

Aproveite para conhecer nosso curso Preparatório para a Certificação CAPM®

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CURSO COMPLETO!

Tags: , , , , , ,