Scrum e Escalabilidade - Site Campus

Scrum e Escalabilidade

Scrum e Escalabilidade

Escalabilidade é a chave para um modelo de gestão funcionar uniformemente, acompanhando o crescimento do negócio e dos projetos. Mas o que o Scrum tem a ver com isso?

Gerenciar projetos em organizações dos mais diversos portes e nichos é sempre um desafio. Algumas vezes, o gerenciamento de projetos é visto apenas como um mal necessário para que as coisas possam funcionar.

O valor do gerenciamento de projetos se mostra com tempo e exige processos a serem seguidos para garantir essa geração de valor. Mas porque ainda assim ele seria visto como mal necessário?

Geralmente isso está associado à falta de escalabilidade e adaptação que o gerenciamento de projetos se apresenta na organização.

É preferível que um projeto gere valor para a organização ou que ele siga rigorosamente todos os processos exigidos para ele?

Antes de você se jogar em uma ou outra opção, pense nas duas respostas.

Um projeto precisa gerar valor estratégico para a organização, afinal, é somente para isso que esse projeto existe (ou pelo menos deveria ser).

Mas se foram definidos processos que o projeto deve seguir ao longo do seu ciclo de vida é importante entender qual o porquê. Esses processos foram definidos simplesmente para mostrar para a alta gerência que existe gestão de projetos na organização ou foram feitos única e exclusivamente para que esse projeto gere o valor que se propôs?

Se realmente tudo isso for entendido como verdade, então a resposta para a pergunta é as duas coisas juntas, certo? O projeto precisa gerar valor para a organização seguindo processos definidos para que esse projeto possa cumprir com seus objetivos.

Carreiras Site Campus

O problema é quando processos existem apenas para existir. Aí é que o gerenciamento de projetos perde a chance de escalabilidade e começa a ser visto como o mal necessário.

Escalabilidade de um processo, rede ou unidade é a sua capacidade de ajustar ou adaptar a qualquer expansão. Por exemplo, um servidor central é dito ser escalável se ele executa de forma semelhante ao atender em cinco clientes ou cinquenta clientes.

Metodologias ágeis escaláveis são processos de desenvolvimento ágil do projeto que se refere à capacidade de gerenciar grandes projetos com várias equipes.

No Scrum, isso significa que os mecanismos de escala aplicáveis ??para uma única equipe Scrum também podem ser usados ??para projetos maiores com várias equipes.

Em pequenos projetos Scrum há espaço suficiente para que os membros da equipe Scrum auto-organizada colaborem entre si. O problema começa quando o tamanho da equipe se expande e quando há coordenação necessária entre várias equipes Scrum.

A escalabilidade no scrum é conseguida principalmente através das reuniões de equipes de Scrum, ou seja, se as equipes são maiores recomenda-se que eles sejam divididos em equipes menores que podem se reunir ocasionalmente para discutir seu status.

Com isso, o Scrum já não se mostra eficiente apenas em projetos menores, pois em projetos maiores ele pode ser dimensionado e no momento que o tamanho da equipe Scrum exceder dez membros, então várias equipes podem ser formadas para trabalhar no projeto simultaneamente.

Obviamente, a gestão necessária para controlar múltiplas equipes Scrum torna-se mais complexa, mas como os processos corretos a serem seguidos e principalmente as pessoas certas envolvidas, então as coisas têm tudo para funcionar.


 

Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , ,