Scrum: O que são User Stories - Site Campus

Scrum: O que são User Stories

Scrum: O que são User Stories

As User Stories têm uma importante função na construção de um projeto Scrum de sucesso para garantir que as necessidades do cliente sejam supridas pelo projeto.

A User Story ou “história de usuário” é uma descrição de uma necessidade do usuário do produto sob o ponto de vista deste usuário.

Em palavras simples, é o requisito sendo contado pelo usuário. A User Story busca descrever essa necessidade de uma forma simples e leve.

O produto desenvolvido com Scrum é descrito por meio de itens do Product Backlog e de acordo com esse princípio, cada um desses itens deveriam ser representado no formato de User Stories.

Ou seja, uma User Story representa apenas um requisito do Product Backlog.

User Stories devem ser curtas, simples e claras. Devemos conseguir escrevê-las em um simples e pequeno cartão (conhecidos como User Index Cards). Se não há espaço para escrevê-la em um cartão é porque devemos refiná-la mais ou dividir em outras User Stories.

Volta as Aulas Site Campus

Acima de tudo, as User Stories ajudam a transformar um grande problema (que o sistema irá resolver) em pequenas partes. Essas partes são utilizadas para guiar o desenvolvimento. Dessa forma, as User Stories possibilitam o desenvolvimento iterativo, permitindo que a equipe do projeto faça pequenas entregas evolutivas enquanto interage e colabora com o cliente.

Para construir uma User Story precisamos basicamente de um ator, uma ação e a funcionalidade.

O ator é proprietário da User Story. A ação é o que o ator quer fazer, utilizando aquela ação ele espera alcançar seu objetivo dentro do sistema. A funcionalidade é o que o ator espera que aconteça ao realizar a ação, ou seja, é o resultado de executar a ação segundo a ótica do ator.

As User Stories focam nas necessidades reais e práticas do usuário. Sua utilização torna simples entender quem fará o que no produto e como esse produto pode atender suas necessidades.

É importante destacar que as User Stories não são uma parte obrigatório do framework Scrum e, assim, seu uso é opcional. Você saberá quando elas serão bem vindas ou quando podem ser descartadas, mas acredite, tudo o que pode ajudar você a entregar exatamente o que seu cliente precisa é bem vindo para contribuir em seu projeto.

Ainda dentro das User Stories, temos os Critérios de Aceitação, que são representados por uma lista de itens de negócio que expressam formas de usar a funcionalidade implementada em uma História. O objetivo dessa lista é validar se a História foi implementada de acordo com o que o PO queria, por isso o nome Critério de Aceitação.

Tags: , ,