Scrum: Os critérios de aceitação - Site Campus

Scrum: Os critérios de aceitação

Scrum: Os critérios de aceitação

Os critérios de aceitação são uma lista de itens para entender se a User Story foi implementada de acordo com o que o PO queria e atende aos requisitos do usuário.

É um desafio para o Product Owner criar e descrever os limites de User Stories com base em informações limitadas de seus usuários, mas entender quais são as entregas esperadas do produto é muito importante para alinhar com o cliente e time de desenvolvimento aquilo que está sendo feito.

No final de cada Sprint, não reunião de Revisão, o Product Owner utiliza os critérios de aceitação para entender se as entregas concluídas estão dentro do esperado e se pode aceitar ou rejeitar as entregas individuais e suas histórias de usuário.

Esses Critérios (itens) surgem de perguntas que a equipe faz ao PO no momento em que a User Story está sendo descrita, na busca por obter mais detalhes do que deve ser implementado.

Os critérios de aceitação costumam incluir itens de usabilidade, desempenho, funcionalidade, tratamento de erros, etc.

Como base nos Critérios de Aceitação a equipe deve escrever os Testes de Aceitação, pois ao final do desenvolvimento são esses testes que dirão se a funcionalidade foi implementada de forma a ser aceita ou não pelo PO.

Carreiras Site Campus

Se os testes ainda forem criados com uso de ferramentas específicas para automatização da execução dos mesmos, isso garantirá maior agilidade e qualidade do produto.

Garantir que o que foi desenvolvido irá realmente gerar valor para o cliente é um desafio, pois precisamos entender verdadeiramente quais são as suas necessidades. Trabalhar com User Stories e com Critérios de Aceitação bem definidos garante que possamos chegar no melhor possível a ser entregue com o projeto, gerando qualidade e aceitação daquilo que a equipe de desenvolvimento dedicou seu esforço.

Usar as ferramentas disponíveis ao seu favor é inteligente e faz com que as coisas possam ser mais fáceis, principalmente na relação entre necessidade e entrega.

O papel dos critérios de aceitação na garantia da qualidade das entregas é muito importante e precisa ser claramente entendido pelos membros da equipe Scrum.

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , ,