Será que sua estratégia de inbound marketing para e-commerce está certa?

Será que sua estratégia de inbound marketing para e-commerce está certa?

Saiba quais são os critérios para avaliar se sua estratégia de inbound marketing está correta para o seu e-commerce.

A estratégia é algo muito importante quando se fala em marketing, seja qual for o tipo, afinal, é a partir dela que você pode, ou não, ter ações que que gerem resultados. Essas ações são a base para o crescimento do seu negócio.

Muitos donos de e-commerce e outros empreendedores digitais investem tempo em dinheiro em anúncios, SEO, conteúdo para blog e, mesmo assim, não atraem leads ou não convertem, em outras palavras, não atingem o resultado esperado. Por que isso acontece? Simplesmente porque a estratégia não foi montada da forma correta.

Como avaliar minha estratégia de inbound marketing?

Para avaliar se a sua estratégia de inbound marketing está correta, é necessário, primeiramente, identificar se você seguiu todos os pontos que são a base da filosofia do inbound.

Se você seguir os principais requisitos do inbound marketing corretamente, dificilmente a sua estratégia irá falhar, por isso, é muito importante que você esteja sempre antenado com

Depois de avaliar se você seguiu os pontos que aprendeu sobre o inbound marketing, você deve analisar os números do seu e-commerce e cada ação em individual para que você possa reconhecer onde está falhando, às vezes, é necessário adaptar uma nova ação a sua realidade, ao seu público-alvo/nicho.

Quais são os pontos da minha estratégia a serem identificados?

Revise o seu objetivo

Ao iniciar sua estratégia de marketing você, obrigatoriamente, deve seguir uma meta, por exemplo, 50 leads por mês dos quais 20 são qualificados. A sua meta é o primeiro passo para montar uma estratégia, porque é através dela que você consegue identificar o que precisa (e quanto) para atingi-la.

Tenha certeza sobre a persona do seu e-commerce

Traçar o perfil correto da sua persona é um passo muito importante e que deve ser seguido a risca. Se você não sabe quem é a sua persona ou, por falta de dados, acaba traçando um perfil errado, sua estratégia vai falhar, em sombras de dúvidas é por isso que você também deve entender que o perfil da persona pode mudar ao longo do tempo, afinal, as pessoas mudam e alto tráfego de informações da nossa época faz com que isso aconteça mais rápido. Esteja sempre de olho nas ações do seu público, faça enquetes e estabeleça um plano que identifique que tipo de pessoas estão interessadas no seu produto.

Vá até a sua persona

Se você traçou o perfil das pessoas que estão mais propensas ao seu produto, tem de saber onde encontrá-las para criar ações alcancem-nas. Encontre o seu público-alvo nas redes sociais, você deve aprender qual delas é mais interessante para a sua persona: seria o Facebook? Pinterest? Twitter? Linkedin?

Outra boa dica é rastrear grupos, comunidades e fóruns que eles participam, geralmente eles serão encontrados em grupos relacionados ao seu nicho.

Organize o seu conteúdo e suas ações

Se você já revisou os itens anteriores, deve agora partir para as ações-chave, ou seja, aquelas que podem fazer a diferença na sua estratégia. Verifique se o conteúdo que você planejou tem realmente o dom de despertar o interesse da sua persona, aproveite para identificar se esse conteúdo (mesmo que seja interessante para a sua persona) seria capaz de despertar nela o interesse pelo seu negócio.

Ao avaliar o seu conteúdo, revise suas ações e estabeleça um plano de ação.

Como fazer análise e monitoramento para o meu e-commerce?

Para fazer a análise e monitoramento do seu e-commerce com o objetivo de mensurar até que ponto a sua estratégia de inbound marketing está indo bem, você deve se valer dos números e de ferramentas que o auxiliem.

Veja como fazer isso:

  • Verifique o alcance das suas postagens nas redes sociais
  • Monitore os visitantes do seu site constantemente e faça uma comparação entre posts bem sucedidos e posts que não foram tão bem assim
  • Avalie seus leads e o ponto de conversão, bem como sua taxa
  • Tente reconhecer qual ponto da sua estratégia você está deixando cair seu desempenho

A partir dessas ações, você pode identificar claramente se a sua estratégia está indo bem ou não. Caso não esteja, talvez seja hora de parar, revisar o que você conhece sobre inbound marketing e até se qualificar mais para poder entender o que você pode fazer pelo seu e-commerce.

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