Técnica Pomodoro - Passe no Exame PMP - Site Campus

Técnica Pomodoro – Passe no Exame PMP

Técnica Pomodoro - Passe no Exame PMP

Precisa de ajuda para se concentrar durante os estudos para a certificação PMP? Confira neste artigo sobre a técnica Pomodoro e como utilizá-la ao seu favor.

No artigo anterior falamos sobre o mercado para profissionais certificados em PMI-ACP. Agora vamos falar sobre uma técnica que você poderá utilizar para ser aprovado nos exames do PMI.

É fato que nem todos conseguem se concentrar durante os estudos. Vivemos em um mundo cheio de distrações. Basta começarmos a estudar ou ler alguma coisa e somos distraídos por notificações nas redes sociais ou preocupações não relacionadas aos estudos.

É aquela clássica situação em que você precisa se concentrar mas prefere fazer de tudo – até faxina – ao invés de se concentrar no que precisa.

Quem já se preparou para exames de certificação sabe da necessidade de concentração e foco. O conteúdo não é pequeno, as provas são caras e a pressão para ser aprovado é grande. Mas existe uma técnica que pode ajudá-lo à se concentrar: A Técnica Pomodoro

Esta técnica foi criada por Francesco Cirillo. Ela consiste em um timer com intervalos de 25 minutos. Ele chamou este intervalo de pomodoro. Este nome veio do timer que ele utilizava, um simples timer de cozinha em formato de tomate.

Volta as Aulas Site Campus

A teoria por traz do método é que você ter períodos de concentração seguidos por intervalos ajuda a aumentar sua agilidade mental, melhorando com isso sua memória e capacidade de realização de tarefas. A técnica também ajuda no controle da ansiedade, já que você sabe que tem um tempo definido para estudos e intervalos para qualquer atividade pessoal.

Como a técnica funciona?

  1. Primeiro escolha no que você irá se concentrar. Pode ser uma tarefa, um livro, algo para estudar. Se você tem várias coisas para fazer e quer se concentrar, ordene a lista por prioridade.
  2. Pegue um Timer. Pode ser um aplicativo no celular  ou até mesmo um simples timer de cozinha.
  3. Comece o timer e dedique-se exclusivamente ao trabalho pelos próximos 25 minutos.
  4. Após 25 minutos, faça uma pausa de 3 à 5 minutos. Nesta pausa você pode fazer o que quiser. Depois inicie um pomodoro.
  5. Após 4 pomodoros de 25 minutos, faça um intervalo maior, entre 15 à 30 minutos e recomece.

Algumas dicas e regras

  • O pomodoro possui apenas 25 minutos, portanto, não pode ser quebrado. Se alguém de interromper ou você precisar parar, você terá que recomeçar seu ciclo de 4 pomodoros.
  • Prepare seu ambiente de estudos antes de começar o pomodoro. Uma garrafa de agua, bolachas, material de estudos, entre outros. Fique na sua sala concentrado. Nas empresas em que o método é utilizado, é comum os funcionários colocarem algum aviso na porta, do tipo “Em pomodoro, favor não interromper”. Assim ninguém irá incomodá-lo.
  • Quando começar o pomodoro, lembre-se de desligar qualquer aparelho que possa lhe interromper, como seu celular, rádio, televisão, etc.
  • No intervalo entre os pomodoros você pode fazer o que achar melhor: pode ir ao banheiro, ver os e-mails, acessar as redes sociais, etc.

Veja que durante o período de pomodoro você estará totalmente focado na sua atividade, ficando tranquilo que, após o pomodoro, você poderá ver seus e-mails e redes sociais. Desta forma você irá diminuir sua ansiedade em ficar consultando sempre o que não é produtivo para sua concentração.

Será que funciona?

Algumas pessoas possuem facilidade de concentração, outras não. Então depende muito da pessoa. No meu caso, funcionou muito! Durante os estudos para a certificação PMP tinha dificuldade em me concentrar nos capítulos mais longos. Eu mesmo ficava me interrompendo para ver assuntos não relacionados. Com a técnica pude me concentrar e terminar os estudos.

Como usar a técnica durante os estudos para certificações PMP ou PMI-ACP

Meus estudos para a certificação PMP em 2014 levou cerca de 1 mês. Para o PMI-ACP, também consegui em apenas 1 mês de estudos.

Em relação ao PMP, fiz o seguinte:

Para a leitura dos capítulos mais longos, eu utilizada pomodoros. Assim que o pomodoro terminada, eu acabada de ler o parágrafo em que estava e começada o período de pausa. Também fiz o mesmo durante os exercícios do livro.

Durante a realização dos simulados maiores, procurei simular o período do exame. Como são 4 horas de prova, criei 4 pomodoros de 40 minutos e intervalos de apenas 10 minutos.

Desta forma, ao fim do período de simulação do exame eu teria um pomodoro extra para revisão das questões.

Apliquei a mesma idéia no exame real do PMP. Ao término da prova, já com a revisão realizada, ainda tinha 20 minutos! Encerrei a prova e fui aprovado na primeira tentativa! Saí da sala com aquela emoção de quem conquista a certificação depois de muito estudo e trabalho!

Gostou da técnica? Vai usar? Comente aqui se ela funcionou para você! Obrigado pela leitura e até a próxima!

Tags: , ,