Valor e ética do Gerente de Projetos - Site Campus

Valor e ética do Gerente de Projetos

Valor e ética do gerente de projetosVocê se considera ético? Já parou para pensar o quanto a ética é importante e influencia no seu trabalho? Veja neste artigo dicas sobre ética em projetos.

No artigo anterior falamos sobre as Spikes e como elas podem nos ajudar a desenrolar um projeto. Agora vamos falar sobre ética e como ela afeta o nosso trabalho!

Ética pode ser traduzido como um conjunto de regras que definem valores e moral de uma pessoa, grupo ou sociedade. Os conflitos éticos acontecem geralmente pelo indivíduo acreditar que seus conceitos éticos são os corretos mesmo que exista um conjunto de regras dizendo o contrário.

Quando participamos de um processo de Coaching, uma das etapas consiste em nos ajudar a identificar quais são os nossos valores e como eles entram em conflito com nossas decisões.

Seus valores são diferentes dos valores de outras pessoas. Entender e conhecer estes valores irão nos ajudar a entender porque tomamos uma ou outra decisão.

Se você possui o valor Honestidade acima de outros valores, terá dificuldades em lidar com situações em que a ética não estiver clara ou prejudicada. Porém se o seu valor for sucesso acima de todos os outros valores, aceitará facilmente uma situação não tão ética desde que ela lhe ajude a chegar neste sucesso.

Se você segue um conjunto de regras éticas, poderá seguí-las facilmente ou não. Tudo dependerá dos seus valores.

Ética segundo o PMI
Recomendo a leitura do  Código de Ética e Conduta Profissional do PMI. Além de base para as certificações PMI, você conhecerá como o PMI acredita que as ações do Gerente de Projetos devem ser em relação à ética.

Comos responsáveis pelo projeto e por tudo o que acontece nele, mesmo não sendo os executores das atividades. Então precisamos saber o momento de seguir em frente ou não.

Volta as Aulas Site Campus

Mesmo que exista um padrão ético, um indivíduo pode agir de maneira diferente de outro. Estas ações estão ligadas diretamente aos seus valores. Em uma situação que sua empresa é beneficiada por uma ação anti ética, pelos padrões do PMI você precisa relatar a situação aos órgãos competentes.

Porém poucos fazem isso por acharem que vão ser prejudicados dentro da empresa. Imagine denunciar sua empresa em algum conselho de ética. Seu chefe não vai gostar nada disso. Como lidar?

Segundo o Código de Ética do PMI, não devemos ser coniventes com qualquer comportamento que seja destinado a enganar outras pessoas. Não devemos ser falsos, declarar meias verdades ou ainda omitir informações que prejudiquem terceiros.

Se você possui a certificação PMP já é de certa forma obrigado a seguir estes padrões éticos. Você sabia que se você for denunciado por agir contra estes valores e isso for comprovado, você pode perder sua certificação para sempre? Se você ainda não tem a certificação, veja nosso curso gratuito em gerenciamento de projetos e conquiste a certificação PMP

Vale apenas para profissionais certificados? Não. As normas são direcionadas a todos os profissionais da área que seguem os padrões do PMI mas são obrigatórias aos que possuem as certificações.

Quando for iniciar um projeto, avalie bem o contexto em que ele está inserido. Você aceitaria projetos que só foram viabilizados através de propina? Aceitaria gerenciar um projeto com desvio de dinheiro ou com redução de qualidade a ponto de arriscar vidas? Garanto que existem pessoas que sim. Tudo relacionado aos seus valores pessoais.

Novamente, recomendo a leitura do Código de Ética e Conduta Profissional do PMI. É fundamental que você conheça estes itens para os exames do PMI, principalmente o PMP. Na minha avaliação caíram pelo menos 5 questões relacionadas à ética.

Conclusões

Não considere ser ético como ser bobo. O mundo de hoje nos força a acreditar que os benefícios não chegam aos que agem da melhor maneira. Não pense desta forma. Você existe para fazer a diferença. O principal papel do Gerente de Projetos é ser um agente de mudança. Seja a diferença no meio em que está inserido e respeite seus valores pessoais para tomar as melhores decisões.

Gostaram do artigo? Não é um assunto fácil de trabalhar pois cada um pensa de uma forma. E você? Como vê a ética no seu dia a dia? Como ela interfere no seu trabalho e decisões?

Comente!

Obrigado pela leitura!

Tags: , ,