Recursos de Atividades - Como podemos estimar?

Recursos de Atividades – Como podemos estimar?

Recursos de Atividades - Como podemos estimar?Hoje vou falar sobre a estimativa de recursos de atividades, pois é um processo relativamente simples mas que requer cuidado.

Isso porque é um processo que vai ter interface com outras áreas, como a de custos, conforme evoluímos progressivamente no planejamento do nosso projeto.
.

Estimar Recursos, Riscos e A Elaboração Progressiva.

Podemos iniciar a estimativa dos recursos logo após o sequenciamento das atividades. Como entrada, teremos o calendário de recursos – que mostra quando determinados recursos estarão disponíveis – e, principalmente, a lista das atividades. Com a lista das atividades temos os atributos das atividades, que vai nos ajudar MUITO a fazer uma estimativa correta. O registro de riscos é uma entrada e ao mesmo tempo é uma saída, porque conforme o trabalho de planejamento evolui e retorna a estimativa de recursos, será atualizado o registro dos riscos. Digamos que façamos a estimativa agora, depois façamos a estimativa dos custos e identifiquemos riscos em determinados recursos de atividades – retornamos a estimativa dos recursos depois de atualizados os riscos para refazer estimativas com base nos riscos encontrados, por exemplo. É cíclico e progressivo.

Recursos de Atividades

Quais São As Técnicas Para Este Processo?

Como técnicas para este processo, temos a análise de alternativas, opinião especializada e dados publicados de forma geral. Contudo, a técnica mais importante é a de estimativa bottom-up, que é basicamente pegar uma atividade e quebrar ela em ainda passos menores. Para cada passo identificado apontamos um recurso, o que nos ajuda a construir a projeção final da estimativa. Considero esta técnica quase uma continuação das atividades de decomposição de EAP e definição de atividades.

Carreiras Site Campus

E Quais São As Saídas?

As saídas deste processo são interessantes: requisitos de recursos de atividades e a EAR (Estrutura Analítica dos Recursos), que vemos também no planejamento dos recursos humanos do projeto. Com os requisitos de recursos, que são os tipos e quantidades de recursos necessários para cada atividade dos pacotes de trabalho, podemos construir a EAR. A EAR é uma estrutura visual que aponta os recursos, horas por recurso, divididos por grupo de atividades. Também é comum a atualização de documentos do projeto, conforme mencionado em parágrafos anteriores.

E aí, o que achou? Este processo é quase como um oásis de tão tranquilo! 🙂

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,