Controle de Qualidade - Realizando a Garantia da Qualidade

Controle de Qualidade – Realizando a Garantia da Qualidade

Controle de Qualidade - Realizando a Garantia da QualidadePara o gerente de projetos, nada dá mais orgulho que um produto que dá certo em todas as etapas. Para isso, você precisa de um bom Controle de Qualidade.

E então, pronto para realizar a garantia da qualidade em seu projeto? As entradas deste processo são o plano de gerenciamento da qualidade, plano de melhorias no processo, métricas da qualidade, medições do controle da qualidade e documentos do projeto de forma geral. As medições são resultados do controle da qualidade, processo que iremos ver logo em seguida. Estas medições são utilizadas para análise da qualidade dos processos de qualidade. PROCESSOS (foque nesta ideia)!

As ferramentas e técnicas da realização da qualidade são todas as ferramentas e técnicas já vistas na construção do plano de gerenciamento da qualidade, como: diagramas, gráficos, matrizes e ainda outras ferramentas de gerenciamento de custos, tempo e escopo. Também utilizamos como técnica auditorias de qualidade, que são uma atividade realizada de forma independente para identificar não conformidades e problemas em processos de qualidade. Por fim, falando em técnicas, temos a análise de processos, como análises de processos de controle de satisfação, por exemplo.

Controle de Qualidade

Controle da Qualidade é o Controle das Entregas

O último processo da área de gerenciamento da qualidade é o controle da qualidade, cujo propósito é o monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias. Costumo dizer que o controle da qualidade se preocupa com o produto do projeto, enquanto a realização da garantia da qualidade com os processos do projeto. As entradas do controle de qualidade são muitas, tais quais o plano de gerenciamento do projeto, métricas da qualidade, listas de verificação, dados de desempenho do trabalho, solicitações de mudança aprovadas, entregas do projeto, documentos e ativos de processos. Todavia, as principais entradas são as entregas do projeto, que serão inspecionadas para gerarem medições do controle de qualidade e entregas verificadas. Considero também importante as solicitações de mudança e as mudanças validadas, pois irão permitir a garantia da qualidade.

Como ferramentas de controle temos todas as 7 ferramentas básicas da qualidade, amostragens, inspeção e revisão das solicitações de mudanças aprovadas. Para conhecer as ferramentas, confira nosso artigo anterior sobre o gerenciamento da qualidade.

Carreiras Site Campus

E Quais são as Saídas do Processo de Controle de Qualidade?

As saídas do processo de controle são medições de controle da qualidade, mudanças validadas, entregas verificadas e informações sobre o desempenho do trabalho. Outras saídas também incluem solicitações de mudança, atualizações dos ativos de processos organizacionais, atualizações do plano de gerenciamento do projeto e atualizações dos documentos do projeto.

Continue ligado, pois mais informações e novidades sobre gerenciamento de projetos serão postadas no blog e em atualizações dos artigos da série “Vamos Planejar?”.

#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,