Visão sistêmica como habilidade nas mais diversas culturas

Visão sistêmica como habilidade nas mais diversas culturas

Visão sistêmica como habilidade nas mais diversas culturasVisão sistêmica é uma habilidade e forma de pensar que pode fazer uma diferença enorme em sua vida e sua carreira. Aprenda a ter visão sistêmica para ver o mundo de uma maneira diferente.

Os valores, tradições e estilo operacional constituem a cultura da organização. A definição de cultura é algo vago, difícil de descrever ou medir, mas ela existe e influencia o comportamento não só dos funcionários, mas dos gerentes também.

A cultura pode contribuir decisivamente para o sucesso e também para o fracasso de qualquer mudança dentro de uma organização, e as mudanças estratégicas podem provocar muitas mudanças.

Volta as Aulas Site Campus

Culturas organizacionais podem ser fortes ou fracas. As fortes são difíceis de serem mudadas, exigem muitos esforços e tempo e, não raro, mudanças traumáticas no quadro de pessoal.

Uma avaliação do alinhamento da cultura existente à nova estratégia pode indicar a necessidade de incentivos para as pessoas mudarem algumas características culturais em favor da estratégia a ser implantada.

Quando entramos em uma empresa nova, nos deparamos com uma nova cultura e formas diferentes de pensar que estão impregnadas nos processos de negócio que esta empresa construiu.

Algumas empresas, pensando nesse choque cultural, fazem os funcionários passar por processos de integração para conhecer a cultura da empresa e a maneira que a empresa constrói e estabelece seu estilo de trabalho entre as equipes.

O primeiro passo e o mais natural para você é procurar conhecer o comportamento que já existe na organização e sua forma específica de oferecer valor para seus funcionários dentro do ambiente de trabalho e também como funcionam todas as interações no dia a dia.

Procure ver além daquilo que está exposto em regras de convivência interna e procure conhecer os vieses de relacionamentos que existem no ar entre os funcionários.

Pensamento sistêmico é o processo de pensar de forma organizada e consciente, pensando de forma conjunta no que está ao seu redor.

Visão sistêmica é uma habilidade que lhe permite enxergar todos os processos que ocorrem ao seu redor com outros olhos, compreendendo como cada interação e componente do sistema que você está inserido são importantes para os resultados que são colhidos no final.

Em outras palavras, essa habilidade lhe faz entender como cada pequena parte “do todo” é importante para a construção de valor que a organização é capaz de entregar.

Sendo assim, desenvolver essa habilidade já se demonstra muito importante para sua integração em empresas dos mais diversos nichos e portes.

Isso significa construir a visão de dono do negócio e se comprometer com os resultados que você está entregando para a empresa em que trabalha e para os clientes desta empresa.

Saiba que ter visão vai muito além de enxergar além do óbvio e entender do negócio em que está envolvido. Ter visão é ver possibilidades e oportunidades onde ninguém está enxergando.

É essa visão que permite empreendedores de sucesso enxergar oportunidade onde todos estão vendo uma crise.

Construindo desde cedo uma visão que enxergue além, permitirá realizar muito mais do que você pode imaginar para seu futuro, e ver no mais simples esforço de hoje como os primeiros passos para alcançar o sonho que você tanto deseja e todos os objetivos que cercam este sonho.

Permita-se ir além e enxergar as oportunidades que surgem ao seu redor, principalmente para compreender quais dessas oportunidades realmente valem o investimento e qual delas devem ser deixadas de lado para não ser apenas uma pedra no caminho.


Na última semana eu escrevi um texto bem interessante chamado “Pare de pensar em vender, pense em entregar valor”, caso tenha interesse em ler esse artigo na íntegra, clique aqui.

E fiquei ligado que na próxima semana terá um artigo sobre proatividade.

Fique ligado, sucesso!

Tags: , ,