Gestão de Projetos: dicas - Site Campus: A Escola do Novo GP

10 dicas certeiras para quem está procurando emprego em gestão de projetos

10 dicas certeiras para quem está procurando emprego em gestão de projetos

Preparamos aqui 10 dicas certeiras para você que está iniciando sua carreira como gerente de projetos ou procurando um novo emprego nessa área.

Acreditamos que com essas 10 dicas você pode não só melhorar sua busca por um emprego em gestão de projetos como também sua performance profissional.

Então, chegou a hora! Vamos as dicas:

#1 Esteja atento ao mercado de gestão de projetos

Essa é uma dica muito importante. Independente do que você procura, se é um novo emprego (leia Como conseguir um emprego melhor com o país em crise?) ou primeiro emprego em gestão de projetos, você precisa estar atento ao mercado, saber quais sãos tendências, novas soluções, o que as referências em gerenciamento de projetos estão falando e claro, estar sempre atento às certificações. 

#2 Conheça seus pontos fracos (e os fortes também!) 

Conhecer os seus pontos fracos e também os fortes é essencial para identificar em qual etapa você se encontra em sua carreira. Se você está em um nível iniciante ou avançado. Quando você conhece e reconhece isso, a probabilidade de você buscar e encontrar um emprego de acordo com o seu momento profissional é muito grande e com isso a aumenta também a probabilidade de crescimento profissional e também pessoal. Outra dica é reconheça seus pontos fracos e fique melhor neles, e com os seus pontos fortes fique melhor ainda e especialize-se.

#3 Saiba liderar uma equipe

Todos sabem que liderar uma equipe é um papel chave para um gestor de projetos. É importante cultivar bons relacionamentos e compreender os feedbacks da sua equipe e colegas. Liderar é ser como o capitão do navio e com isso você terá que saber navegar pelas águas calmas e turbulentas. Para vencer os desafios no gerenciamento de projetos é necessário que você tenha habilidade em liderança.

#4 Documente seus projetos em outras empresas

É importante que você documente também os projetos que fez parte, apresentando cada um deles com suas respectivas características. Hoje existe muitos meios para isso, desde o LinkedIn até ter um site pessoal com seu portfólio. E por fim, seja bem sucinto e objetivo nessa documentação.

#5 Avalie seu momento

Você deve avaliar seu momento profissional periodicamente, não somente quando procura um novo emprego como gestor de projetos. Quando você faz isso constantemente, você passa a conhecer melhor o seu momento profissional, se é a hora de trocar de emprego, procurar novos ares ou de se atualizar, estudando novas possibilidades de cursos e certificações.

#6 Seja um profissional de gestão de projetos certificado

Falamos um pouco na dica 1 sobre certificação, se você possui a experiência necessária, ser um profissional credenciado PMP é de extrema importância e é um diferencial para você que está no mercado de trabalho em busca de um novo emprego. Aqui temos um artigo especial para você sobre como a Como a certificação PMP pode mudar sua carreira em gestão de projetos.

#7 Seja organizado na Gestão de Projetos

Essa é considerada uma habilidade básica e também essencial para um gerente de projetos, tudo porque quando você trabalha com gestão de projetos, na maioria das vezes irá gerenciar mais de um projeto em um mesmo momento. A organização tem que ser uma das suas maiores qualidades, se não for, você enfrentará muitas dificuldades.

#8 Persistência é importante

Ser persistente quando necessário nunca será demais. Não desista diante das dificuldades que podem aparecer em muitos momentos, insista sempre porque se fosse tão fácil, a profissão de gerente de projetos não seria tão valorizada nos dias de hoje.

#9 Tenha atitude

Diante dos riscos e dos problemas você deve ter atitude. Um excelente gerente de projetos precisa propor soluções diante dos problemas e ao mesmo tempo liderar sua equipe para o sucesso.

#10 Leia livros de Gestão de Projetos

Ler livros é algo que você deve fazer sempre, seja físico ou em alguma plataforma online. Os livros serão um grande recurso na sua carreira como gerente de projetos e além disso essas leituras podem se tornar uma referência na maneira de gerenciar projetos.

Deixe seu feedback em nossa página!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,