10 Pontos chave para adotar Scrum - Site Campus

10 Pontos chave para adotar Scrum

10 Pontos chave para adotar Scrum

Para adotar Scrum em seus projetos, existem diversas questões que devem ser levadas em consideração. Confira 10 pontos para levar em conta quando pensar no Scrum para sua organização.

Scrum é o framework ágil mais adotado hoje no mundo todo, dando como exemplo a indústria de software que aposta forte no Scrum para melhorar suas entregas de valor para os clientes.

Para que as coisas possam funcionar da maneira certa, os princípios fundamentais do Scrum precisam ser implantados e sempre levados em consideração.

A filosofia ágil, como qualquer outra, traz desafios consigo que precisam ser sempre pensados para não ter surpresas desagradáveis depois que o Scrum já estiver funcionamento.

  1. Avaliação: Antes de adotar o Scrum é necessário entender todas as ferramentas que ele trará consigo. Avaliar se realmente o valor gerado pelo framework será aquilo que você espera, é muito importante conseguir avaliar se poderá entregar aquilo que você se comprometeu. A chave inicial na adoção do Scrum é sempre determinar se a metodologia é a ideia para o seu projeto e para a sua organização.
  1. Princípios: A questão mais crítica do Scrum é entender os seus princípios fundamentais e conseguir adotá-los da melhor maneira possível. Muito do fracasso do Scrum, em algumas organizações, está ligado ao fato de que os gerentes de projetos precisam entender e aderir aos princípios fundamentais que o Scrum propõe.
  1. Adaptação: Seguir o Scrum “by the book” pode ser interessante para alguns projetos e poucas empresas hoje em dia adaptam o framework para sua realidade. É importante desempenhar o Scrum seguindo o que o livro propõe no início dos projetos, para que você entenda o que gera valor para você e saber como você pode trabalhar com isso no dia a dia futuramente.
  1. Papéis: Os papéis do Scrum são muito importantes para que as coisas possam dar certo nos seus projetos. O tripé do Scrum formado pelo Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento, são fundamentais para que a adoção do Scrum seja agradável e realmente possa funcionar.
  1. Colaboração: Para ter sucesso com Scrum não adianta você simplesmente querer e impor isso para a organização. Para colocar o Scrum em prática é fundamental que tenha colaboração entre as pessoas envolvidas, ou talvez, você não conseguirá nem iniciar sua ideia de metodologias ágeis com Scrum.
  1. Equilíbrio: Os resultados que você pode ter com os métodos ágeis podem aparecer no curto prazo ou no longo prazo, mas o ideal é que apareçam nos dois. É necessário ter um equilíbrio da visibilidade de retorno no curto prazo para poder mostrar o valor dessa nossa ideia para seus projetos, assim como precisa mostrar que terá valor no longo prazo para valer a pena o investimento.
  1. Essencialidade: O Scrum é simples? Sim. Mas para que esse sim seja um sim verdadeiro e convicto é necessário que você aposte na essencialidade para gerar resultados, ou seja, você precisa entender onde e quando atacar cada problema com metodologias ágeis, fazendo só o que precisa ser feito e da maneira certa.
  1. Supervisão: Um dos princípios do Scrum é que os requisitos, planejamento e projeto mudam e se adequam à necessidade de valor do cliente ao longo do projeto. Para que os princípios do Scrum e os motivos para usá-lo não se percam, é muito importante que tenha supervisão daquilo que está sendo feito. Assim, tem-se o entendimento claro de onde estamos e para onde estamos indo.
  1. Produto: O produto que vai ser gerado por um projeto Scrum precisa ter muita atenção para que todas as suas necessidades possam ser atingidas. O valor que o cliente espera precisa ser pensado, mas também não pode-se esquecer do valor técnico do desenvolvimento e também do valor de negócio que aquele projeto pode trazer para a negociação. Pensar no produto de maneira macro é essencial.
  1. Propósito: O ponto final é talvez o ponto principal. Não adianta você adotar o Scrum ou qualquer outro framework ou metodologia se você não tiver um propósito claro para isso. Toda a composição da ideia de implantar Scrum precisa estar cercada da certeza de que aquela escolha é a certa para gerar valor para a equipe, para o cliente e para a organização.

Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.

Carreiras Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,