3 Dicas para ser mais produtivo - Site Campus - Escola Online de Gestão

3 Dicas para ser mais produtivo

3 Dicas para sentir-se mais produtivoConfira 3 dicas para que você possa ser mais produtivo diariamente e fazer de suas horas verdadeiros ativos pessoais!

Ser mais produtivo – Quem não gosta de chegar ao final do dia e sentir aquela sensação de que tudo o que precisava ser feito foi riscado da lista de tarefas?

Acostumar-se a simplesmente fazer tudo aquilo que precisávamos fazer durante o dia seria ótimo. Porém, sabemos que nem sempre nossa rotina é simples e igual todos os dias. Precisamos adaptar a nossa longa lista de atividades e tarefas à nossa rotina pessoal e profissional.

Aumentar a produtividade é algo extremamente desejado por profissionais que desejam o sucesso e o buscam diariamente. No entanto, uma grande parte desses profissionais sofrem com algumas barreiras e distrações na busca por esse objetivo, o que os leva ao enfraquecimento e fracasso.

A concentração de talentos e habilidades nas tarefas que irão gerar resultados rapidamente e trazer um bom retorno é um ponto chave para aumentar a produtividade.

Se você tem alguma atividade a ser feita, procure fazer da melhor forma possível e cumpra com os prazos estipulados, seja responsável com o que há para ser feito.

Vamos conhecer nesse artigo 3 dicas para sentir-se mais produtivo no final de cada dia.

  • Propósito

Para sentir-se produtivo ao final de um dia longo e cheio de atividades, é importante você perceber o quanto cada uma dessas atividades foram importantes para você caminhar em direção aos seus principais objetivos ou metas, ou seja, perceber que tudo aquilo que preencheu o seu dia foi capaz de fazer o seu trabalho realmente sair do lugar.

Não adianta nada ser produtivo fazendo coisas que não precisavam ser feitas, entende?

Não é possível medir a produtividade por número de tarefas realizadas ou problemas resolvidos, afinal, esses problemas ou atividades podem não ter importância nenhuma para os objetivos que você tem traçado a serem realizados.

A produtividade não faz sentido sem um propósito.

  • Criatividade

A nossa produtividade varia em diferentes horários do dia, fazendo com que seja necessário aprender a nos controlarmos e nos educarmos para usar esses diferentes momentos da sua melhor forma.

A criatividade permite-nos explorar soluções diferentes para um mesmo problema, para conseguir controlar e dar conta das inúmeras pendências que nos aparecem durante o dia a dia.

Sendo criativo ainda conseguimos aprender sobre como funciona a nossa produtividade e utilizar ela ao nosso favor. Afinal, existem horários que você é mais produtivo do que outros.

Ao chegar no final do dia terá conseguido equilibrar e realizar tudo aquilo que era necessário e deixado de lado tarefas que só iriam tomar o seu tempo.

  • Lista de tarefas

Aqui está a dica que mais faz sentido pra mim. Ao chegar no final do dia sinto que consegui ser produtivo simplesmente realizando tudo aquilo que listei para fazer.

A lista de tarefas ajuda a guiar o que você irá começar, processar e finalizar.

Existem aplicativos que permitem você listar suas tarefas e ainda colocar prazos nela para a finalização. Outras pessoas sentem-se melhores usando o velho e bom bloco de anotações e uma caneta.

Não importa qual o método, usar uma lista de tarefas ajudará a controlar sua rotina. Isso porque nosso cérebro não é capaz de ser multitarefa e quando listamos o que temos para fazer, conseguimos dedicar nossa energia somente para uma atividade de cada vez.

Um dos erros mais comuns cometidos na hora de montar listas de tarefas é não atribuir aos itens o tempo necessário para realizá-los.

Para os trabalhos longos, risque no calendário o tempo que será tomado. Em seguida, acrescente um pouquinho a mais de horas, por segurança. Se o projeto levar dias ou depender de outros fatores, separe-o em pedaços digeríveis. Isso será útil em momentos de distrações, já que eles podem tomar conta de uma manhã inteira.

Gostou do artigo? Então comente!

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,