Maximize sua carreira com 5 certificações em agile

5 certificações ágeis para elevar sua valorização profissional

Maximize sua carreira com 5 certificações ágeis

As certificações em agile aumentam a chance de um profissional ser percebido pelos recrutadores. Confira 5 certificações para elevar sua carreira.

O mundo ágil revolucionou o desenvolvimento de software e gestão de projetos, e tem aumentado a demanda por profissionais de TI com a compreensão da metodologia e seus muitos sabores – Lean, Scrum, Kanban e Escala Agile, ou SAFe, para a empresa.

Um grande número de certificações existem para avaliar e testar o seu conhecimento e competência para trabalhar com projetos ágeis.

Confira 5 certificações ágeis para elevar sua valorização profissional:

PMI-ACP

O Agile Certified Practitioner (ACP) do Project Management Institute (PMI), é para profissionais de gerenciamento de projetos cujas organizações atualmente utilizam ou estão se movendo para práticas ágeis. O PMI-ACP prova que os detentores de certificação têm experiência no mundo real com projetos ágeis e familiaridade com muitos outros frameworks ágeis, como: Scrum, Kanban, Lean, FDD (Feature Driven-Development), Crystal, XP (eXtreme Programming) entre outros. Aqueles que obtiverem a certificação devem alcançar 30 PDUs (Professional Development Unit) a cada três anos para manter sua certificação. 

AgilePM

A APMG International é uma organização global de credenciamento com várias ofertas ágeis de certificação no gerenciamento de projetos. A APMG possui uma família de certificação em Agile desde projetos e até programas com base na abordagem DSDM (Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos). O profissional que a detém demonstra ao mercado que agilidade não é apenas SCRUM, e se posiciona de forma abrangente com capacidade e habilidade de combinar esta prática DSDM com diversas outras práticas ágeis. 

PRINCE2 Agile

A Axelos é uma organização global de detém as melhoras práticas de gerenciamento de projetos, programas, portfólios, escritórios de P3O (Projetos, Programas e Portfólios),  Gestão de Risco, Gestão de Valor e Gerenciamento de Serviços. É amplamente conhecida principalmente pelo ITIL (Serviços em TI) e PRINCE2 (a maior metodologia de gerenciamento de projetos).

Esta organização possui também a certificação PRINCE2 Agile que é a combinação da sua metodologia de projetos PRINCE2 com práticas ágeis como: DevOps, XP (eXtreme Programming) Lean IT, SCRUM, Kanban e diversas outras práticas. O grande trunfo desta certificação para o profissional que a detém é sem sombra de dúvidas a habilidade e competência para a combinação de uma metogologia sólida em gestão de projetos associado a abordagens ágeis, demonstrando de forma clara qual o momento dentro da governança do projeto, cabe utilizar uma abordagem ágil. PRINCE2 Agile não é apenas uma certificação em Agile. Eu diria que esta certificação está mais inclinada a uma gestão de projetos híbridos, pois combina diversas práticas e abordagens dentro da metodologia PRINCE2.

Scaled Agile Academy

À medida que a agilidade se move para a grande empresa, profissionais ágeis com habilidades e conhecimentos para dimensionar a estrutura tornam-se necessários. O corpo de conhecimento do Scale Agile Framework (SAFe) é a base para fornecer o desenvolvimento Lean/Agile com sucesso em grandes empresas de software. O Scaled Agile Academy oferece cinco certificações para demonstrar conhecimento e experiência com o SAFe.

PSM (Professional Scrum Master)

Ken Schwaber (Co-Criador do Scrum) , em 2009 fundou a Scrum.org, uma organização internacional com objetivo de em dimunir as lacunas de conhecimento na entrega de software e maximizar e pontecializar o conhecimento de profissionais em SCRUM. A certificação PSM I (Professional Scrum Master I) é umas das mais desejadas certificações que trata unicamente o framework SCRUM. Apesar de ser a certificação mais conhecida é importante ressaltar que outros papéis também são fundamentais dentro do SCRUM como: Product Onwer o time de desenvolvimento. A Scrum.org fornece as certificações para estes demais papéis. O profissional que detém esta certificação demonstra grande habilidade dentro de um projeto que utilize o framework SCRUM de forma a conduzir e garantir que toda a potencialidade do SCRUM está sendo seguida.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Black Week Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,