5 dicas para quem quer estudar para a certificação PMP®

5 dicas para quem quer estudar para a certificação PMP®

5 dicas para quem quer estudar para a certificação PMP

Preparamos este artigo com 5 dicas exclusivas para você que quer ou precisa estudar para a certificação PMP. O motivo dessas dicas é para criar um ambiente melhor de estudo para a sua certificação PMP!

Anteriormente publicamos aqui 5 dicas para quem quer estudar para a certificação CAPM, e agora produzimos exclusivamente para vocês 5 dicas para quem quer estudar para a certificação PMP®. Se você está estudando ou irá começar a estudar para a certificação PMP®, acredito que essas dicas serão muito úteis nesse processo de estudo para o exame.
Black Week Site Campus

Não posso deixar de lembrar também, que essas dicas serão muito mais eficazes se você dedicar tempo e esforços no seus estudos, e quero desde já te desejar sucesso no seu exame para certificação PMP®, o time do Site Campus torce pelo seu grande futuro na carreira como gerente de projetos.

Foco gerenciamento de tempo são duas coisas que você não pode deixar de ter em hipótese nenhuma, elas serão essenciais no seu estudo e consequentemente para seu sucesso no exame.

Além disso, independentemente da sua experiência como gerente de projetos ou o seu nível de estudo e treinamentos, você deve se preparar fortemente para o exame de certificação PMP®. Se você quer ser bem sucedido na prova, avalie a opção de estudar diversos livros e apostlias, participe de grupos de estudos, seja auto-didata e não deixe de participar de cursos e eventos quando possível.

Claro que você não conseguirá fazer tudo isso ao mesmo tempo e talvez nem no decorrer dos seus estudos para o exame, porém, é importante que pelo menos algumas das coisas que mencionei acima você tenha feito, esteja fazendo ou participado nos últimos dias e meses.

Segundo o Project Management Institute (PMI®) os candidatos que tiveram sucesso em sua certificação PMP® gastaram cerca de 35 horas ou mais se preparando para o exame. De acordo com nossa experiência, a média é de 120 horas – considerando, além disso, um bom curso preparatório. Agora vamos as 5 dicas para quem quer estudar para a certificação PMP®:

#1 Grupo de Estudos

Não deixe de pensar na opção de criar um grupo de estudos, seja com amigos, colegas de trabalho. Vocês pode se reunir durante a semana entre uma e duas vezes e além disso, pode aproveitar a tecnologia para criar video conferências ou as famosas calls via Skype.

#2 Leia

Não quero ser repetitivo e muito menos massante, mas é muito importante que você leia livros atuais sobre gerenciamento de projetos. E AQUI você pode encontrar uma fonte bem bacana com livros atuais que vão te ajudar no exame de certificação PMP®. Se você for um membro PMI®, poderá acessar todos os livros de maneira integral sem nenhuma restrição.

#3 Planeje

Planejar seu tempo de estudo é super importante e te ajudará em cada processo no exame. Não tente fazer tudo de uma vez, estudar quando já está cansado. Planeje seu estudo de uma maneira que consiga estudar com eficiência. Ah, pare com aquela mania de querer estudar no último minuto antes da aplicação do exame. Crie um planejamento de estudo onde você consiga realizar simulados, anotar as páginas do PMBoK® que você leu e pense sempre em um plano realista em relação a sua programação de estudos.

#4 Faça Simulados

Sim, fazer simulados é de extrema importância e não pode faltar em qualquer cronograma de estudo para quem irá fazer o exame de certificação PMP®. E a dica aqui é bem simples e direta: faça muitos simulados, quantos forem possíveis e quantos você tiver tempo de fazer. Procure fazer sempre com a mente tranquila para que seu simulado não se torne um pesadelo. Isso vai servir para você pegar o jeito das questões da certificação PMP® e confie na sua inteligência que tudo dará certo! Não repita mais de 2 vezes o mesmo simulado!

#5 Decore

Decorar fará parte com toda certeza do seus estudos. Existem nomes, fórmulas, processos, termos técnicos você vai precisar decorar. Se possível use técnicas para memorizar, assim você não irá precisar ficar voltando e revisando a todo momento o livro.

Gerencie seu tempo (Bônus)

Como mencionei no início do artigo o foco e gerenciamento de tempo é essencial nesse momento de estudo para um exame tão importante como a certificação PMP®. Algumas dicas que irão a te ajudar a gerenciar seu tempo são:

  1. Delegue tarefas para conseguir ter mais tempo;
  2. Controle seu e-mail e pare de abrir e fechar o Facebook toda hora;
  3. Mantenha um ambiente organizado;
  4. Utilize uma ferramenta para gerenciar seu tempo pode ser uma planilha, software, plataforma online, aplicativo no seu smartphone ou até mesmo um caderno;
  5. Seja rigoroso com o tempo, isso aumentará a sua produtividade e melhorará seu foco.

Clique aqui e veja uma aula sobre como Planejar o Gerenciamento do Escopo do nosso curso preparatório para as certificações PMP e CAPM – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , ,