5 mitos sobre a certificação PMP - Site Campus

5 mitos sobre a certificação PMP

5 mitos sobre a certificação PMP

Você leu o PMBOK de uma ponta a outra, estudou todos os outros textos relacionados ao gerenciamento de projetos e sente que está se preparando bem para assumir e passar no exame de certificação PMP. Existe, no entanto, uma série de mitos relacionados ao processo desse exame.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em cinco mitos relacionados com o processo de certificação PMP para que você possa parar de se preocupar com o que é mito e continue estudando e se dedicando para sua certificação PMP.

Mito 1: Você precisa acertar 61% para passar no exame PMP

Não, isso já foi verdade em algum um momento, hoje não é mais o caso. O exame de certificação PMP não é mais determinado pelo percentual de perguntas que você respondeu corretamente. O exame é calculado através de uma análise psicométrica.

Isso significa que as questões mais difíceis valem mais do que as questões mais fáceis. Então você tem uma porcentagem maior se responder a várias das perguntas mais difíceis corretamente e uma pontuação mais baixa se você responder mais das perguntas mais fáceis corretamente. A pontuação mínima necessária para passar é determinada pela dificuldade geral de seu exame individual.

Mito 2: A certificação PMP vai aumentar o seu salário

A resposta é: Depende. O potencial para ter um aumento no salário depende de diversos fatores, incluindo o momento econômico do seu país, o momento do setor em que a empresa empregadora atua, experiência do profissional, tamanho médio dos projetos que vai gerir, entre outros.

Todos os anos o PMI realiza e publica informações relacionadas ao salário médio dos gerentes de projetos. No relatório de 2012, verificou-se que, mesmo com uma economia lenta, o salário médio de um certificado PMP havia aumentado. No entanto, não há garantia de que passar no exame de certificação PMP vai levar a um salário maior.

Mito 3: Você deve decorar as entradas, ferramentas e técnicas, e saídas (ITTOs)

Não, você não precisa gastar tempo memorizando os cerca de 500 ITTOs descritos no guia PMBOK; em vez disso, você precisa entender os conceitos por trás deles. É possível que você tenha perguntas no exame PMP como: “Qual dos seguintes não é uma entrada para o processo Criar WBS?”, Onde memorizar as ITTOs pode ajudar.

No entanto, é mais provável que existam questões perguntando como ou por que um ITTO específico é utilizado em um processo e a memorização não sera efetiva para você no momento de responder a esses tipos de perguntas.

Assim, seu objetivo deve ser compreender plenamente os conceitos de cada processo no guia do PMBOK, não a memorização dos ITTOs.

Mito 4: O processo de auditoria do exame usa perfis recorrente

Não, o processo de candidatura à auditoria do exame é aleatória. Ao preencher o pedido de exame PMP, tenha em mente que você pode ser auditado, para estar preparado para o caso de você for selecionado.

Pense esta aplicação como uma aplicação de trabalho; há uma chance de que suas referências serão verificadas.

Mito 5: Você precisa de 35 PDU’s antes de fazer o exame PMP

Quase. Você precisa é de 35 horas antes de fazer seu exame de certificação PMP e não 35 Unidades de Desenvolvimento (PDUs). Então, você é obrigado a ter pelo menos 35 horas para ser elegível para fazer o exame PMP.

O curso PMP para Todos ja está no ar! O curso que prepara você para a certificação PMP 100% grátis e com certificado! Clique e descubra.

Você não precisa se preocupar com PDUs até que você tenha obtido a sua certificação PMP, em seguida, você deve seguir o programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR) e atingir os 60 PDUs a cada três anos para manter sua credencial PMP.

Existem muitos mitos sobre o exame PMP e muitas vezes é difícil distinguir o que é a verdade e o que é mito. Por isso preparamos este artigo com estes 5 mitos sobre a certificação PMP para você tirar suas dúvidas.
Você conhece outros mitos sobre a certificação PMP ou tem alguma dúvida? Conte para nós!

Carreiras Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , , ,