5 Práticas de Gestão de Recursos Humanos do Google

5 Práticas de Gestão de Recursos Humanos do Google & People Analytics

5 Práticas de Gestão de Recursos Humanos do Google & People Analytics

Descubra 5 práticas de gerenciamento de recursos humanos do Google e aprenda um pouco mais sobre People Analytics

Estou começando a estudar um tema novo: “People Analytics”. Meu PMO, chefe do escritório de gerenciamento de projetos da Softplan, Leonardo Müller, comentou comigo sobre esta nova abordagem durante um almoço e resolvi ir além – mas ainda não fui muito além. Sinto que estou na ponta do iceberg. People Analytics é made in Google e isso já o suficiente para deixar qualquer um animado!

People Analytics é uma forma de abordar de forma racional o gerenciamento de recursos humanos. É investigar a causa do sucesso e do fracasso de uma boa gestão, por exemplo. É ver o que funciona e tornar a prática gerencial em uma regra dentro da organização. Claro que não dá para generalizar, mas peguei esta lista do site TLNT sobre algumas das práticas que são aplicadas no Google para gerenciamento de recursos humanos e que surgiram a a partir da utilização do People Analytics. Compartilho agora com todos os meus alunos e leitores.

1. Características de liderança e o papel dos gerentes

Pesquisas internas determinaram que liderança continua sendo essencial. Dentre as características de um bom líder está o conhecimento técnico superior, direcionamento 1-a-1 para os profissionais envolvidos em projetos – sendo esta considerada a principal característica de líderes bem sucedidos dentro do Google. Todos os anos os funcionários fazem uma avaliação da performance de seus gerentes com base nas habilidades e características consideradas importantes para o Google.

Carreiras Site Campus

2. O Laboratório Pi

Único do gênero, é um laboratório que aplica experimentos em gerenciamento de pessoas e manutenção de ambientes altamente produtivos. O laboratório é o grande responsável por novas práticas de gerenciamento e pela consolidação das práticas bem sucedidas empregadas no Google. Um dos exemplos de resultados obtidos a partir dos experimentos foi a redução de consumo calórico por parte dos empregados nos refeitórios a partir da diminuição dos pratos do buffet – simples, não?

3. Um Algoritmo Para Retenção de Profissionais

Google desenvolveu um algoritmo matemático para mapear os colaboradores com maior predisposição ao desligamento. Esta abordagem permite que gerentes possam agir antes de ser tarde demais.

4. Um Modelo Preditivo

O gerenciamento de pessoas no Google está sempre olhando além, para o futuro. O time de gerenciamento de pessoas e os experts em People Analytics do Google trabalham com situações do tipo “e se?”, construindo cenários e modelando oportunidades.

5. Ampliando a Diversidade

Para garantir mais possibilidades e ampliar o acesso a pessoas de diferentes perfis, o Google também trabalha com dados para garantir que as causas dá falta de diversidade sejam atacadas e todos possam fazer parte do time!

Continue acessando meu site para saber mais sobre People Analytics!

People Analytics

Vou continuar estudando People Analytics e prometo que nos próximos artigos iremos descobrir mais, juntos, sobre esta forma de se gerir recursos humanos! Deixe seus comentários abaixo e entre em contato 🙂


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , , ,